parque nacional de superagui audiência
Créditos:Rafael Bertelli

Uma audiência pública nesta sexta-feira, às 9h, na Assembleia Legislativa, vai debater a importância do Parque Nacional de Superagui, que completou 35 anos. Com o tema “Direitos Ambientais e Sociais no Parque Nacional do Superagui”, a audiência terá a participação de pesquisadores de universidades, autoridades ligadas ao meio ambiente e ambientalistas. A audiência foi proposta pelo deputado Goura (PDT), que também é pré-candidato à prefeitura de Curitiba, em parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

“O Parque Nacional do Superagui é uma preciosidade do nosso litoral. Discutir sua importância na perspectiva dos direitos sociais e ambientais será uma grande contribuição para a preservação ambiental e da cultura das comunidades tradicionais vivem no seu território”, disse o deputado Goura (PDT).

O evento será no auditório legislativo, é aberto ao público e será transmitido pelos canais de comunicação da Assembleia. Estão confirmadas as participações na audiência pública: Walter Steenbook e Camile Lugarini do ICMBio; Eduardo Vedor, da UFPR; Anna Carolina Vargas de Faria, da Setur-PR; Denise Correa de Ramos, da Associação de Comércios, Transportes e Turismo de Superagui; Adnã Chagas das Dores, do Mopear; Lilian Ramos Narloch, prefeita de Guaraqueçaba; Fabiana Moro Martins, Superintendente do IPHAN no Paraná; Clóvis Ricardo Schrappe Borges, diretor executivo da SPVS; Thadeu Drehmer de Mello e Silva, superintendente do Patrimônio da União no Estado do Paraná e Eliel Pereira de Souza do ICMBio.

O Parque Nacional do Superagui foi criado por um decreto em 25 de abril de 1989 e teve seus limites ampliados em novembro de 1997, passando de 21.400 hectares para quase 34 mil hectares. O parque é a única Unidade de conservação federal do estado do Paraná com extensas praias desertas e arenosas, com mais de 40 km de praias e extensas faixas de manguezais conservados na divisa entre Paraná e São Paulo.

Leia também: Prefeitura de Curitiba prevê receita recorde de R$ 14,3 bilhões e investimento superior a R$ 1 bilhão em 2025