Política em Debate Alep

CCJ aprova projeto que transforma Feira do Largo de Ordem em patrimônio cultural do Paraná

Editado por Josianne Ritz
feira do largo

Feira Largo da Ordem (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei, de autoria do deputado Ney Leprevost, que estabelece o reconhecimento da Feira do Largo da Ordem, oficialmente denominada Feira de Arte e Artesanato Garibaldi, como patrimônio cultural e turístico do Estado do Paraná.

“É uma forma de divulgar mais a feira e de fortalecer os pleitos dos artesãos e dos frequentadores junto ao poder público”, afirma Ney.

A Feira do Largo da Ordem é um dos maiores símbolos culturais de Curitiba, reunindo quase mil barracas de arte, artesanato, gastronomia e antiguidades. O evento desempenha um papel fundamental na preservação e promoção da rica herança cultural e artística da cidade, além de ser uma vitrine para artistas locais e artesãos, que expõem obras permeadas pela tradição cultural paranaense.

“Ao conferir à Feira do Largo da Ordem o status de patrimônio cultural e turístico, reconhecemos não apenas sua relevância como espaço de manifestação artística e gastronômica, mas também como um ponto de encontro que promove a interação entre os cidadãos, fomentando um sentimento de comunidade e pertencimento”, destacou Leprevost.

Com quase meio século de história, a feira também é um importante atrativo turístico. A cada domingo, milhares de visitantes circulam pelo Centro Histórico em busca de produtos únicos e experiências culturais, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia local.