59 mandados judiciais são cumpridos pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) nesta manhã de quinta, 18, contra uma organização criminosa investigada por despachar drogas pelo sistema dos Correios para diversos estados do país. A operação ocorre de forma simultânea em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e em Curitiba.
Leia mais:
Com a atuação de cães de faro e apoio aéreo de um helicóptero da PCPR, os policiais têm a missão de executar 29 ordens de busca e apreensão e 30 de prisão preventiva pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa.
Investigação começou na apreensão de pacotes no Correios em 2024
A ação é um desdobramento de uma investigação iniciada em novembro de 2024 com a interceptação e apreensão de 17 pacotes enviados via correios. Neles, foram encontradas porções de maconha e haxixe.
Com o aprofundamento da investigação, a PCPR mapeou a estrutura organizacional do grupo e identificou que ele operava de forma compartimentada e hierarquizada, contendo uma ampla gama de colaboradores com funções específicas. O envio dos entorpecentes ocorria tanto em âmbito municipal, quanto para vários estados do país.
“Diante do cenário delineado, a deflagração da operação mostrou-se indispensável não apenas para responsabilizar os agentes identificados, mas, sobretudo, para interromper a empreitada criminosa e coibir o tráfico interestadual no Paraná”, destaca a delegada da PCPR Grazieli Schmitz.