Solange capa
Solange de Amorim e alguns trabalhos – Foto: acervo pessoal

Então tutora de quatro cachorras, há pouco mais de um ano Solange de Amorim se aventurou pelo mundo do artesanato construindo memórias afetivas a partir de pelos, penas, bigodes, unhas, dentes, e cinzas de cremação dos bichinhos transformados em pingentes confeccionados em resina de poliéster. Mas ela não podia imaginar que, seis meses depois, perderia uma das suas: Lala, a companheira de todas as horas. O luto foi tamanho, que Solange resolveu homenagear a  maltês, fazendo uma semijoia por mês com o material que tinha guardado do xodó, que ainda não tinha completado dez anos. “Foi uma tristeza tão grande. Eu precisava extravasar. Já tinha me especializado nas semijoias, mas comecei a postar nas redes sociais e outros tutores se interessaram. Minha dor acabou transformada em arte”,  conta.  

lala-2
Lala – a maior saudade Foto: Solange de Amorim

Peças únicas – Enquanto trabalha, sempre ao lado de Lua, filha de Lala, Lili, uma spitz anã e a yorkshire Cacau, Solange busca criar peças que lembrem lugares ou momentos importantes para os tutores ao lado dos pets. São modelos variados e com muitas possibilidades de combinação: madrepérolas, folhas de ouro, de prata, bronze, pedras semipreciosas, medalhas, flores, glitter, desenhos e formas em pingentes únicos (nenhum deles fica igual), exclusivos e recheados de boas memórias. 

“É muito mais que um trabalho poder compartilhar com cada cliente um pouco da sua história de vida ao lado do seu pet. Isso me move, encanta e motiva a dar o meu melhor, porque é uma jóia carregada de sentimentos e emoções, pois é feita com muito respeito e carinho”, ressalta. 

  A grande maioria do material que a artesã produz é de pets já falecidos. Até hoje, foram cerca de 250 peças. A ideia surgiu  justamente do desejo de proporcionar conforto, alento e também  como forma de colocar um sorriso no rosto de cada pessoa quando recebe a jóia. “Sempre gostei de usar as mãos para  transformar;  e fazer esse tipo de arte torna vivo o parceiro que se foi e o próprio projeto”, diz Solange. “Um DNA carrega muitas lutas, vitórias e alegrias Com os cuidados necessários, a jóia fará parte da história das pessoas por muito tempo, porque ganha vida de maneira especial”, reflete. 

joias-da-Solange
Pingentes são peças únicas – Foto: Solange de Amorim

Conheça o trabalho de Solange Amorim no perfil do instagram @solmemoriasafetivas.