“Estou lutando contra o câncer e preciso conversar com alguém”. A mensagem escrita em um cartaz surpreendeu quem passava pela Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba. Muita gente se dispôs a sentar no banco de madeira e conversar com a mulher por trás da frase: Carla Regina Martins, diretora do Hospital Erasto Gaertner. “Lá no hospital, nós lutamos contra o câncer todos os dias”, contou a profissional, que aproveitou a interação para conscientizar os participantes sobre a importância de hábitos saudáveis e exames preventivos. O resultado das conversas se transformou em um vídeo, disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fSI7kr5JHIY .
O experimento foi criado pela OpusMúltipla (Grupo OM Marketing & Comunicação) para o Hospital Erasto Gaertner e teve como objetivo chamar a atenção para o Outubro Rosa, mês dedicado ao combate do câncer de mama. A doença afeta mais de 60 mil mulheres todos os anos e o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Com 45 mil pacientes oncológicos atendidos todos os anos, o Hospital Erasto Gaertner é referência em cirurgias e tratamentos de câncer. “Foi um experimento social incrível, um verdadeiro laboratório de empatia, que mostrou que a solidariedade continua em alta”, diz Renato Cavalher, Head of Creative Strategy no Grupo OM. A produção do video é da Deiró Moving Ideas com aprovação de Adriano Lago e Carla Martins.