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Segundo relatório Data Reportal de 2023, o Brasil lidera o consumo de conteúdo por podcast no mundo, 42,9% dos usuários entre 16 e 64 anos são brasileiros. E, claro, isso já foi identificado pelas marcas e, também, patrocinadores. Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro do mesmo ano, houve um aumento de 36% na produção de conteúdo e de 28% no consumo de conteúdo, se comparado com o mesmo período de 2022. Além dos podcasts, programas de áudio sob demanda veiculados em plataformas streaming, a diversidade do material aí permite a realização de videocasts, a versão com vídeo que abre a possibilidade de publicação no Youtube, a maior rede social do mundo.

Para a jornalista Silvana Piñeiro, mestre em Estudos Políticos e Marketing e CEO da agência Smartcom Inteligência em Comunicação, especializada em comunicação integrada para empresas BtoB e escritórios de advocacia, os podcasts representam uma oportunidade única de alcançar um público altamente qualificado de forma autêntica e incentivando a fidelização. “Um dos principais benefícios dos podcasts corporativos é a capacidade de construir uma relação de confiança com os ouvintes.

Ao criar conteúdo relevante e interessante, as marcas se posicionam como autoridades em seu setor, e estabelecem conexões emocionais com seu público-alvo, que passa a consumir os seus principais diferenciais: o conhecimento e experiência. Isso não só aumenta a identificação com a marca, mas também fideliza a longo prazo e contribui para que a força de vendas aumente os seus resultados”, explica a comunicadora.

Além disso, os podcasts oferecem uma plataforma flexível para a aplicação da narrativa de histórias, o chamado storytelling. É possível compartilhar casos de sucesso de clientes, entrevistas com especialistas do setor – que podem ser os próximos clientes -, insights exclusivos sobre seus produtos e serviços e muito mais. “Indicados, principalmente, para negócios BtoB e prestadores de serviço, o tom de voz envolvente permite comunicar a mensagem de uma maneira detalhada e autêntica, além de promover uma verdadeira experiência do conhecimento, destacando sua proposta de valor única”, destaca a CEO.

Outro ponto forte dos podcasts é sua acessibilidade e conveniência, uma vez que os ouvintes sintonizam os episódios de qualquer dispositivo, em seus próprios horários, seja durante o deslocamento diário, durante o exercício físico ou em casa. Isso significa alcançar seu público-alvo em momentos-chave, quando estão mais receptivos a ouvirem a sua mensagem.

De acordo com a especialista em comunicação para negócios, aqueles que desejam explorar o poder dos podcasts devem investir na produção de conteúdo de alta qualidade e na promoção eficaz do programa por meio de suas redes sociais, por exemplo, inclusive com possibilidade de monetização dos programas. “A força de um conteúdo de qualidade e com relevância estabelece um primeiro contato de valor e, a partir daí, constrói relacionamentos significativos, aumentar a credibilidade da marca e impulsiona o crescimento do negócio”.