Prédio da Câmara ganha iluminação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha

Martha Feldens
câmara homenagem mulher negra foto divulgação

Foto: Divulgação

O Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba, ficará até amanhã (25) iluminado com as cores amarelo, vermelho e verde em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha. A homenagem é uma iniciativa é da vereadora Giorgia Prates (PT).

A vereadora lembra que a data marca a resistência das mulheres que ocupam “os espaços mais invisibilizados e naturalizados da nossa sociedade, especialmente as mulheres negras, de povos tradicionais, que carregam nas costas o peso do racismo, do sexismo e da desigualdade.”

“Não é só sobre ser esquecida. É sobre viver num lugar onde as coisas simplesmente não acontecem pra você. Onde tudo é mais difícil e o privilégio dos outros dita até onde você pode chegar”, disse Giorgia, que é mulher preta, da periferia e “do axé”, segundo ela mesma.

A homenagem leva em conta que cada cor da iluminação cênica tem um significado:
“Amarelo, para representar nossa riqueza — não a do dinheiro, mas a da cultura, da história, da ancestralidade. Vermelho, para marcar nossa força e resistência — que pulsa em cada mulher preta que levanta da cama e segue, mesmo cansada. Verde, pra lembrar nossa conexão com a natureza e com as raízes — que nos sustentam mesmo quando tudo tenta arrancar.”, explica a vereadora.

Leia também: “Muda a camiseta, mas não muda a trincheira”, diz Paulo Martins sobre trocar o PL pelo Novo