Estudante de Curitiba é o único do PR na seleção de Olimpíadas Internacionais

Redação Bem Paraná
Miguel Antunes de Lima, único paranaense na seletiva das Olimpíadas Internacionais de Astronomia.

Miguel Antunes de Lima, único paranaense na seletiva das Olimpíadas Internacionais de Astronomia.

O estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio do Bosque Mananciais, de Curitiba, Miguel Antunes Lima, poderá ser o único representante do Paraná nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA 2018) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA 2018), que acontecerão no segundo semestre. Ele realizou as provas presenciais na última semana, em Barra do Piraí (RJ), e o resultado final desta seletiva sairá nos próximos dias. “Chegar a essa fase das Olimpíadas já é um grande reconhecimento por todo o esforço do Miguel ao longo dos anos”, diz o diretor da Unidade Bosque do Colégio, onde Miguel estuda desde o 8º ano, Paulo Henrique Neiva de Lima.

Miguel foi selecionado para participar das provas seletivas das olimpíadas internacionais pela Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As etapas pelas quais passou e as convocações estão descritas pelo professor João Batista Garcia Carnalle, coordenador nacional da OBA, no convite enviado ao Colégio, para o Miguel: “Em função do seu desempenho na prova do ensino médio da XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, XX OBA, realizada em 2017, você foi convidado a participar das provas de seleção Online. (…) devido ao seu desempenho nas provas Online (…), convidamos você para participar das provas presenciais, a partir das quais o Brasil comporá as equipes para nos representar na XII International Olympiad of Astronomy and AstrophysicsXII IOAA, e na X Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e AstronáuticaX OLAA, que serão realizadas no segundo semestre de 2018 (…)”.

Para o aluno, que já coleciona uma série de medalhas em olimpíadas nacionais do conhecimento, a participação na seletiva internacional foi fundamental para seu futuro: “A experiência foi impressionante, conheci muitas pessoas e com certeza saí de lá sabendo muito mais do que sabia antes”, disse Miguel.

A próxima etapa será um treinamento para a internacional (IOAA), em que serão selecionados 25 a 40 alunos dos 88 que estavam nas provas das quais Miguel participou. Entre esses, ficarão 10, cinco comporão a equipe da Olimpíada Internacional (IOAA) e cinco a equipe da latino-americana (OLAA).

Desde 2012, alunos do Colégio do Bosque Mananciais já conquistaram mais de 50 medalhas em Olimpíadas Nacionais do Conhecimento, como a OBA.