Nem sempre só a competência vale para que uma pessoa exerça a função de
gerente. É necessário também que ele tenha outras qualidades e a
perspicácia é uma delas. Assim ele saberá agir de forma diferenciada
conforme a situação.
Tenho conhecimento de um gerente, de uma empresa pública, que recebeu
certa vez um funcionário que não trabalhava a um ano por motivo de
tratamento médico em virtude de depressão decorrente do falecimento
trágico de seu filho. Por conselho de seu médico, tentava voltar ao
trabalho para ver se conseguia retornar a sua estrutura antiga e
retomar a vida.
Todos os meses esse funcionário faltava pelo menos 3 dias, justamente
quando fazia mês do falecimento do seu filho. A atitude desse gerente
foi não descontar suas faltas e começar a conversar mais com aquele
funcionário, incentivando-o a tentar tratamentos alternativos, como a
homeopatia, e outros que o ajudariam a se desintoxicar dos
psicotrópicos, seus companheiros desde o ocorrido.
Mas, como em toda instituição há os amigos e os não amigos. O gerente
foi informado que alguns colegas estavam reclamando do não desconto de
faltas daquele funcionário, talvez por inveja ou por pura mesquinharia.
Foi então que ele tomou a seguinte atitude. Aproveitando um dia de
falta do funcionário reuniu os outros e perguntou: “Há alguém aqui que
tenha um problema igual ou parecido ao de nosso colega e que eu não
saiba”?
O silêncio foi total. Ele completou: “Se houver, darei o mesmo
tratamento e, se não houver, quero que saibam que estou tentando
recuperar uma pessoa que merece, nesse momento, não só o meu apoio, mas
de todos vocês”. E daqui para frente não quero mais nenhum comentário.
O tempo foi passando e já no final do ano as faltas diminuíram e no ano
seguinte o funcionário, se não era o melhor estava entre os melhores.
Passaram vários anos e hoje aquele funcionário está completamente
reintegrado a sociedade. Abandonou os medicamentos, aposentou-se com
louvor daquela instituição, mas continua trabalhando em outras duas,
dando sua valiosa colaboração.
Se não fosse a perspicácia desse gerente e a sua firmeza (outra
qualidade necessária em ocasiões especiais) o que seria daquele
funcionário?
Já dizia Aristóteles “se as pessoas não são iguais, não receberão
coisas iguais, mas isso é origem de disputas e queixas (como quando
iguais têm e recebem partes desiguais, ou quando desiguais recebem
partes iguais)”. Ou seja, às vezes é preciso tratar os desiguais com
desigualdade para se alcançar á igualdade e a justiça.
Pense nisso! Você que é gerente, não tenha de medo de tomar atitudes
diferenciadas quando elas têm a finalidade de recuperar pessoas.
Um grande abraço e boa semana.
Para contratar as palestras,
motivacionais, comportamentais e vendas do Milléo, envie um e-mail
para: palestras@milleo.com.br ou acesse ww.milleo.com.br