Em todas as palestras ou cursos sobre vendas que participei nestes
últimos anos e em todos os livros que li sobre vendas, um tema
recorrente é a fidelização do cliente.
Em minhas palestras também abordo tal tema, dando a ele um tratamento
especial, afinal a concorrência em qualquer área tende sempre a
aumentar e o cliente com tantas opções, vai sempre lembrar daqueles que
fizeram o tão falado “algo a mais”.
As empresas estão conscientes da importância de se construir uma
relação de confiança e conquista do cliente. Muitas passaram a investir
em programas de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de
relacionamento com o cliente), importante ferramenta para se conhecer e
manter uma relação com o cliente e consequentemente fidelizá-lo.

Dorothy Leeds, em diz em seu livro Power Speak que: “Cativar os
ouvintes será mais fácil se você souber as quatro coisas que mais
despertam interesse nas pessoas: sexo, saúde, dinheiro e elas próprias.
Isto parece extraído de uma lista cínica, mas a maioria dos bons
oradores baterá numa dessas teclas, geralmente a última”. Trazendo o
seu pensamento para área de vendas, quer dizer que o vendedor tem que
despertar o interesse do seu cliente. O vendedor deve tratar o cliente
de forma especial e exclusiva, ser cordial, ouvi-lo, conhecer seus
hábitos e necessidades e atender suas expectativas. A fidelização é um
passo adiante. Concretizada a venda é preciso manter uma relação com
este cliente, para que o mesmo se torne fiel ao produto. Um simples
telefonema ou um cartão enviado no aniversário, informar o lançamento
ou promoções de produtos que se enquadrem no perfil do cliente podem
fazer a diferença.
Infelizmente muitos vendedores acreditam que apenas atendendo bem e
criando empatia, fará com que o cliente retorne. Eles não acreditam no
processo de construção da fidelização e acabam deixando a
responsabilidade de atrair clientes por conta da empresa, de forma fria
e impessoal, através de propagandas.

Para os profissionais que lidam constantemente com o público e dependem
deles para garantir boas comissões, não há nada mais simples. Não é
preciso muito trabalho ou grandes investimentos. O primordial é nunca
deixar seu cliente sem contato por muito tempo. Pelo menos uma vez ao
ano, mostrar ao cliente que ele não foi esquecido.
O profissional que faz o cliente se sentir lembrado e especial
conquistará a sua fidelidade para si, não importando a empresa ou o
produto que esteja vendendo!!!!

Um grande abraço e boa semana.

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