Adriano Araújo, CEO da multinacional britânica dunnhumby no Brasil, divulgou estudo inédito que mostra que a população brasileira está menos confiante, mais pessimista e não vê melhorias a curto prazo. O estudo cruzou dados de mais de 480 pessoas em todo o País.
De acordo com os dados levantados, 79% dos brasileiros estão pessimistas e não confiam na situação econômica do Brasil, sendo que, em comparação com 3 meses atrás, 90% se consideram menos confiantes.
O atual momento econômico influencia também nas finanças domiciliares. Nos últimos 6 meses, a situação financeira domiciliar piorou para 58%. Apenas 29% das pessoas acreditam que esse cenário irá melhorar nos próximos 6 meses, enquanto 32% acreditam que pode piorar ainda mais.
Esse pessimismo gera preocupações econômicas para os próximos 6 meses, principalmente em relação à inflação, estabilidade política e desemprego. Consequentemente o consumo sofre impacto e o corte nas despesas é uma tendência entre os brasileiros: 84% pretendem cortar gastos nos próximos 6 meses, economizando especialmente em água, luz, gás e realizando cortes em despesas de lazer e entretenimento, bens duráveis e compras em supermercados.
Dia das Mães – O pessimismo gerado pelo cenário econômico atual impactará o consumo no Dia das Mães, tanto na comemoração como nos presentes. Apenas 13% pretendem jantar fora para comemorar a data e 38% declaram que a celebração será menos farta que em 2014. Além disso, 31% das pessoas devem comprar presentes mais econômicos e 19% deixarão de presentear para cortar gastos.
A comemoração do Dia das Mães não levará o consumidor a fazer um upgrade no consumo de alimentos e bebidas, prevalecendo as mesmas marcas do dia a dia. Os itens mais indispensáveis para a comemoração da data serão a carne bovina, refrigerantes e as sobremesas geladas, como sorvetes.
Crédito da foto: Publicittà.