CEO da Telefônica Vivo apresenta crescimento na Receita Líquida no 1º trimestre impulsionada pelo resultado do negócio móvel

Redação Bem Paraná

Paulo Cesar Pereira Teixeira,  Chief Executive Officer (CEO) da Telefônica Vivo, divulgou hoje para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o balanço financeiro relativo ao primeiro trimestre de 2015, que inclui os resultados obtidos com os serviços fixos e móveis da companhia. No período, a empresa atingiu 97,2 milhões de acessos, número 3,5% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2014. Desse total, 81,9 milhões referiam-se ao negócio móvel, consolidando a liderança da empresa no segmento que mais cresce no setor de telecomunicações. No negócio fixo, que compreende voz, banda larga e TV por assinatura, o número de acessos alcançou 15,3 milhões.

No negócio móvel, o total de acessos teve aumento de 4,3% frente ao primeiro trimestre de 2014. O market share total atingiu 28,9% em março, com destaque para o segmento pós-pago, no qual a companhia obteve participação de 41,6%. A liderança da empresa também se manteve entre os terminais com tecnologia 4G, quando obteve fatia de 37,6% do mercado (dado Anatel de janeiro).

Especificamente no segmento pós-pago, foi registrado incremento de 16,0% no número de acessos em relação ao ano anterior. Com isso, os clientes pós-pagos já representam 35,3% da base de acessos móveis, um aumento de 3,6 p.p. no comparativo anual. Finalmente, no mercado de placas de dados, a Vivo manteve-se líder, com 50,9% de participação (dado Anatel de janeiro).

Esse desempenho influiu positivamente na receita do negócio móvel, que apresentou o maior crescimento dos últimos três anos: 8,4% em relação a igual período do ano passado. Um dos principais fatores dessa performance foi o incremento da receita de dados e SVA, que fechou o trimestre com evolução positiva da ordem de 31,3% no comparativo anual.

A receita de internet móvel também manteve alto índice de crescimento e avançou 45,8% em relação ao mesmo período de 2014, representando 64,5% da receita de dados no primeiro trimestre. O desempenho está diretamente atrelado ao incremento nos acessos de dados pós-pagos, destacando-se os planos 4G. A receita de SVA evoluiu 28,3% no período, relativamente ao ano anterior, impulsionada por serviços como a Plataforma de Educação, Vivo Segurança, Vivo Sync, Vivo Música e Vivo Som de Chamada.

A adoção de uma estratégia de desconexão realista na base de clientes pré-pagos e a migração para planos pós-pagos resultaram em redução anual de 1,1% do parque pré-pago no primeiro trimestre.

No mercado de M2M (Máquina a Máquina), a base de acessos manteve forte crescimento atingindo a marca de 3,7 milhões de clientes no período, um aumento de 40,0% quando comparado ao ano anterior.

 

Crédito da foto: Ericsson.