Osvaldo Barbosa, CEO do LinkedIn no Brasil, esteve em Curitiba nesta quarta-feira (02), para participar da principal palestra do 8º Fórum Global de Liderança, organizado pela EBS Business School, com o tema “Conectando Pessoas, Transformando Negócios”. Atualmente a rede – que conecta profissionais para torná-los mais produtivos e bem sucedidos – tem 380 milhões de usuários no mundo e 22 milhões no nosso país. O Brasil perde apenas para os EUA e China. Aqui, o grupo que mais cresce na rede são os estudantes, em busca de novos contatos e conexões.

Mas afinal de contas, quais as principais funcionalidades dessa ferramenta? Para Osvaldo, a rede tem vantagens e produtos tanto para usuários como para empresas. “Do lado do usuário, o LinkedIn é uma excelente rede para networking, consumo de conteúdo, para seguir interesses (empresas e grupos) e para criar e manter sua marca profissional. Para as empresas, temos soluções de publicidade, de recrutamento e focadas em equipes de vendas”.

Como melhorar o desempenho na rede?

Para o CEO do LinkedIn o principal erro cometido pelos usuários é não preencher um perfil completo – o que inclui foto -, ser genérico, mentir e voltar apenas quando está em busca de um emprego. “Os relacionamentos têm que ser nutridos constantemente. E, para quem ainda não tem perfil, a dica é fazer um agora. Certamente essa pessoa está perdendo grandes discussões que o ajudariam a ser mais produtivo e bem sucedido profissionalmente”, diz.

Pesquisas realizadas pela empresa mostram que os usuários interagem 7 vezes mais com conteúdo do que com vagas. “É difícil um CEO procurar emprego no LinkedIn, mas ele pode publicar artigos, por exemplo. E isso que agrega valor, utilizar a rede para obter e compartilhar conhecimento. Os recrutadores estão o dia todo buscando perfis. Estudantes recém graduados estão começando a montar a sua rede e assim por diante”, explica Osvaldo.

O currículo da modernidade 

O perfil do LinkedIn é um documento vivo, que acompanha o desenvolvimento profissional do usuário. “Além disso, ele permite o uso de recursos audiovisuais e contém campos que vão além das informações frias de um CV tradicional. O LinkedIn possui campos de voluntariado, projetos, eventos e publicações, por exemplo”, complementa Barbosa.

“Para profissionais, minha dica é manter uma rede de qualidade, entrar diariamente para obter conhecimento e Insights relevantes, manter uma disciplina de contatar pessoas regularmente, mantendo as conexões vivas. Já para empresas – além de usar as Soluções de Talentos, Marketing e Vendas – potencializar a comunicação incentivando os funcionários a compartilhar conteúdo institucional da empresa em suas redes”, finaliza o CEO, durante sua palestra na EBS.

 

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