Por Murilo Cherighim

Caso você ainda não tenha notado, o mundo está obcecado pelo Pokémon Go desde o início deste mês de julho. Estamos falando de um novo jogo free-to-play de realidade aumentada, voltado para dispositivos móveis. Foi desenvolvido através de uma colaboração entre a Niantic, Nintendo e a The Pokémon Company para as plataformas iOS e Android.

O jogo está superando empresas já há algum tempo muito bem estabelecidas, como o Twitter (em usuários ativos por dia), e derrotando queridinhos dos aplicativos, como Whatsapp e Snapchat (na quantidade de tempo que os usuários gastam no aplicativo a cada dia). Após o seu lançamento, ele já alcançou mais de 65 milhões de usuários nos Estados Unidos em apenas uma semana!

É inegável que o Pokémon Go já tenha se tornando um fenômeno cultural. Trata-se de umempreendimento gigantesco: em menos de uma semana, tornou-se o jogo móvel mais popular de todos os tempos. Além de ser divertido para os fãs da saga Pokémon, o jogo também pode representar uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro.

Mas como?

O jogo alcançou o topo nas lojas de aplicativos da Apple e Android em tempo recorde, e está desempenhando um papel fundamental não só para o marketing de grandes marcas, mas também para as pequenas empresas, aumentando o fluxo de pessoas em seus espaços físicos, e consequentemente, aumentando suas vendas.

Uma das melhores características do Pokémon Go é que, por se tratar de um jogo de realidade aumentada, exige que seus jogadores explorem o mundo real para encontrar os chamados Pokémons. Essa busca levou uma enorme multidão a transitar em áreas centrais e parques das grandes cidades. Em países onde o jogo já foi lançado, é possível observar grandes grupos de pessoas circulando com seus smatphones a postos. Pelo visto, a probabilidade de encontrar os Pokémons em grandes centros é maior. Já há relatos de empresas que identificaram crescimento em seus negócios devido ao tráfego que o Pokémon Go está causando.

Seu negócio pode lucrar com o Pokémon Go

Os jogadores do Pokémon Go podem ir a um local físico e receber um bônus por estar lá. Esses lugares são chamados PokeStops. Eles geralmente são associados com estátuas, memoriais, ou outras características importantes ou únicas de uma cidade. Nesses ambientes, os jogadores podem pegar novas bolas Pokémon e aumentar o seu nível de poder dentro do aplicativo.

A Niantic explicou que os dados que o Pokémon Go utiliza para determinar os PokeStops foram reunidos em três anos de trabalho, e começou com base inicial do Google: o buscador oferecia várias informações sobre inúmeros locais históricos, artes públicas, estátuas e comércios. Durante esses três anos, a lista de locais foi adaptada e os usuários também puderam enviar suas próprias sugestões para serem adicionadas.

Muitas empresas estão atraindo jogadores usando um recurso chamado “módulo de atração”, colocando personagens Pokémons na loja física (e pagando alguns dólares por isso). Se o jogo faz as pessoas andarem de um lado para o outro, as lojas podem patrocinar localizações, e assim, atrair centenas de jogadores para o seu espaço – pessoas que podem consumir seus produtos ou serviços.

Também existem as chamadas “iscas”, que são artifícios utilizados no jogo para atrair Pokémons para uma área específica. Nos Estados Unidos, já é possível comprá-las por 1 dólar. Ainda não se sabe da possibilidade de comprá-las no Brasil. O maior efeito de uma isca, no entanto, é a atração de pessoas para determinado local. Elas garantem uma aglomeração de jogadores na busca do Pokémon.

Especialistas dizem que é apenas uma questão de tempo para as grandes marcas se juntarem a esse movimento que está despertando o interesse da mídia. Mas as pequenas empresas já começaram a se beneficiar com essa nova febre mundial.

 

*Murilo Cherighim é formando em Publicidade, Propaganda e Marketing no Mackenzie, Murilo Cherighim é Head de Growth Hacking. Possui grande conhecimento na área de mídias pagas, SEO e Inbound Marketing, certificado pela Hubspot e Rock Content. Além disso, Murilo acompanha de perto o mundo do empreendedorismo e sonha ter sua própria empresa.


Leia esse e outros artigos em https://www.erpflex.com.br/blog/pokemon-go