Conectividade e Dados

Redação Bem Paraná

Roberto Guenzburger, diretor de Produtos de Mobilidade da Oi, afirma o objetivo da companhia em melhorar a experiência dos clientes em internet móvel, que tem apostado cada vez mais nas ofertas de planos de dados. A companhia registrou alta de 111% no volume de dados trafegados em planos de pré-pago no período de julho a setembro de 2014 em relação ao mesmo período do anterior. Com respeito à receita, a alta chegou a 16% entre os clientes pós-pagos e a 94% entre os usuários de telefonia pré-paga no mesmo período.

Visando o público jovem, a Oi firmou parceria com o Facebook e o Twitter para oferecer aos seus clientes acesso gratuito a essas redes sociais por meio do plano “Oi Galera”. O serviço já está ativo. Os usuários que aderirem à oferta podem usar o Facebook e o Twitter sem descontar dos seus pacotes de internet. Os clientes do Oi Galera podem optar por planos diário, semanal e mensal, que incluem voz, dados, mensagens de texto (SMS), música e banda larga sem fio com a tecnologia Wi-Fi. A Oi lançou também um portal de parcerias que oferece descontos para o Oi Galera.

Segundo o executivo,  a base de 1 milhão de clientes do Oi Galera cresceu mais de 50% desde abril de 2014. A expectativa é que o ritmo de crescimento continue acelerado neste ano com ajuda da parceria com o Facebook e Twitter. Em relação ao tráfego, a operadora informou que o cliente do plano Oi Galera utiliza cerca de 80% mais dados que os usuários de outros planos pré-pagos.

A Oi também deve utilizar o crescimento de serviços de valor adicionado para alavancar receita de dados móveis, que são uma prioridade para a companhia. A receita líquida de SVA da Oi cresceu 53% no terceiro trimestre de 2014, quando comparada ao mesmo período do ano passado. Já a receita de dados + SVA (inclui SMS) no período do terceiro trimestre de 2014 foi de R$ 500 milhões, o que representa um crescimento de 26,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Este resultado foi fruto do aumento da receita dos serviços de SVA 2.0, como “Oi Apps Clube, Oi Conselheiros (1 milhão de clientes), Oi Saúde (M-Health) e Para Aprender (M-Education)”, e da rentabilização de serviços tradicionais como caixa postal, além do aumento dos canais de vendas de SVAs.

Crédito da foto: Divulgação.