Márcio Pereira Zimmermann é o novo diretor-presidente da Eletrosul, com nomeação aprovada pelo Conselho de Administração . Até então secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Zimmermann assume a presidência da Eletrosul em substituição a Eurides Mescolotto, que dirigiu a estatal nos últimos sete anos.

Engenheiro eletricista por formação, Zimmermann é empregado de carreira da Eletrosul desde agosto de 1980, onde exerceu vários cargos técnicos e gerenciais. Também esteve à frente da Diretoria de Produção e Comercialização e da Diretoria Técnica da Eletrosul, além de ter passado por outros cargos técnicos no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Itaipu Binacional e Eletrobras. Nos últimos dez anos, foi ministro de Minas e Energia (2010), e atuou como secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético e secretário-executivo do MME.

Até o momento, Zimmermann preside o Conselho de Administração da Eletrobras. Já foi presidente dos conselhos de Administração da CGTEE, Cepel, Eletrosul e Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Foi, ainda, membro dos conselhos da Petrobras, da BR Petrobras Distribuidora e do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Com longa experiência no setor elétrico, Márcio Zimmermann é formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), pós-graduado em Engenharia de Sistemas Elétricos pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá e tem mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 

Crédito da foto: Divulgação.