Rita Romero, diretora executiva da Kantar IBOPE Media, anunciou hoje ao mercado que os investimentos em publicidade somaram R$ 132 bilhões no Brasil, no ano passado, de acordo com dados da Kantar IBOPE Media, que acompanha e monitora os principais meios de comunicação do País. O montante é 9% superior ao volume registrado em 2014; porém, se considerada a inflação do período, observou-se uma leve retração de 0,9% no total investido em 2015.
Entre os meios, a TV (aberta+paga) tem a maior participação do bolo publicitário, com 69,6% do volume total de investimentos. Na sequência aparecem o jornal (R$ 16,9 bilhões) e o display, que alcançou R$ 8,7 bilhões e participação de 6,6% no montante total. Em 2015, a Kantar IBOPE Media ampliou a cobertura de sites e portais monitorados e reformulou a metodologia de coleta desta publicidade online. Além disso, com o início da mensuração de links patrocinados nos principais sites de busca do país, foi possível mensurar o investimento dos principais anunciantes na categoria de search, que chegou a R$ 1,6 bilhão. A participação conjunta destes formatos digitais chega a 8% do bolo publicitário. Já os gastos em mídia exterior (out-of-home), que agora representam outdoor e mobiliário urbano, somaram R$ 1,5 bilhão no ano passado (1,2% do total).
“Devido à desaceleração econômica do país, era esperado que o mercado publicitário sofresse algum impacto em 2015, que foi confirmado pela leve retração que identificamos no patamar de investimentos. A indústria, por sua vez, voltou seus esforços para enfrentar os desafios e identificar oportunidades. Ainda assim, por mais que os anunciantes estejam mais cautelosos, observamos um movimento de reação em alguns segmentos”, afirma a executiva.
O estudo Retrospectiva e Perspectiva 2015 – que traz informações completas e detalhadas sobre os setores, categorias de produtos, mercados e anunciantes que se destacaram no ano – será disponibilizado no fim da segunda quinzena de março, pela Kantar IBOPE Media.
Agências – A Kantar IBOPE Media divulga, hoje, a lista das 50 maiores agências de publicidade do Brasil em 2015, de acordo com o investimento publicitário dos anunciantes. A Y&R continua na liderança do ranking, com um investimento de mais de R$ 7 bilhões, entre janeiro e dezembro do ano passado. Em seguida, aparecem Ogilvy e Mather Brasil, Africa, WMcCann, Almap BBDO e Leo Burnett Tailor Made, todas com mais de R$ 3 bilhões em recursos investidos em mídia. A lista completa das 50 maiores agências pode ser acessada no link: https://bit.ly/1LGbU7Y
Crédito da foto: Divulgação.