Abrir o próprio negócio sempre foi o sonho de grande parte dos brasileiros. Mas, uma nova geração tem despertado para essa área de atuação: a geração Y. Composta por pessoas de até 35 anos de idade, os millennials já nasceram na era da informação e não costumam ser adeptos ao modelo tradicional de trabalho. Recente pesquisa realizada pela Accenture, empresa global de consultoria e gestão, aponta que 67% deles preferem trabalhar por conta própria e apenas 15% dos graduados entrevistados aspiram atuar em grandes empresas.
Para Leonardo Castelo, um dos fundadores da Ecoville, primeira rede de lojas especializadas em produtos de limpeza, as marcas inovadoras e conectadas com a realidade atual são as que mais atraem a atenção desta nova massa de empreendedores. "Temos franqueados dessa faixa etária em nossa rede e o que sempre aconselhamos é que, para ingressar no setor, é necessário ter conhecimento que o próprio negócio demanda uma atenção que vai além das 40 horas semanais exigidas pelo mercado de trabalho. O trabalho é duro, mas a recompensador", afirma.
Carlos Vinicius da Silva de Jesus, 30 anos, formado em gestão de cooperativas, é um desses empresários que, mesmo estabilizado em sua área de atuação, não estava realizado e foi em busca de um negócio diferente e que, ao mesmo tempo, fosse rentável. "Fiz uma pesquisa de mercado e observei que o segmento de produtos de limpeza está em plena expansão. Assim, fui atrás de um empréstimo para começar meu negócio".
Há dois anos, Carlos atua com uma franquia fixa e duas unidades móveis – que se traduz no famoso carro de som que circula pelas ruas oferecendo uma variedade de produtos às donas de casa – que já alcançaram o ponto de equilíbrio.
"Ser dono do próprio negócio é sinônimo de trabalho dobrado. Para ampliar a carteira de clientes, fui buscá-los na rua. Depois investi em vários canais de mídia e treinamentos para a equipe de vendas e conquistei muitos clientes, que vão desde pessoas físicas até pontos comerciais e igrejas da região".
Há sete meses, o administrador de empresas Vanderson Leiden, 32 anos, vislumbrou, após conhecer a Ecoville em Joinville, a oportunidade de empreender em sua cidade natal. Hoje, já em fase de estabilização, ele atua com um ponto fixo e outro móvel, sempre em busca de fidelização e ampliação da carteira de clientes.
"Sempre tive a veia empreendedora e, ao me deparar com um negócio que está na rotina da população, percebi um mercado próspero". Para chegar a esse patamar, não foi fácil, o empreendedor trabalhou dia e noite e em ações de relacionamento com o público final. "Fácil não é, mas o que me motiva a seguir em frente é saber onde quero chegar. Até o final do ano, a meta é alcançar faturamento mensal de R$ 50 mil. Vou conseguir", finaliza.