Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor Brasil, anuncia a seleção e o apoio da organização (Endeavor Brasil) a empreendedores inovadores que sonham grande e transformam os setores em que atuam, além de compartilhar suas histórias e os aprendizados práticos das suas dores do crescimento, e de promover estudos que ajudam a entender e direcionar o ecossistema empreendedor no país.
A Endeavor iniciou suas atividades no Paraná em 2010. Os principais projetos desenvolvidos no estado envolvem a busca, seleção e apoio aos empreendedores de alto crescimento, conectando-os com mentores da rede Endeavor e direcionando-os nos desafios que enfrentam. Também é realizado o Programa de Empresas de Alto Potencial do Sebrae, em que 35 empresas de pequeno porte são atendidas, além de pesquisas como a de Empreendedorismo nas Universidades e o Índice de Cidades Empreendedoras, que ampliam o impacto no ambiente empreendedor do Paraná.
O primeiro empreendedor Endeavor paranaense foi o dentista Roberto Alcântara, da Angelus, que inovou com produtos que solucionam necessidades não atendidas dos consultórios odontológicos. Selecionado em 2008, ele foi atendido, a priori, pelo escritório de São Paulo. Hoje, seis empresas são atendidas pela Endeavor no Paraná: a Angelus, de Roberto e Sônia Alcântara, a Akiyama, de Ismael Akiyama, a Doce D’ocê, de Carlos e Noeli Bazanella, a Tecverde, de Caio Bonatto, Beto Justus e Lucas Maceno, a Ebanx, de Alphonse Voigt, Wagner Ruiz e João Del Valle e a Geo Energética, de Alessandro Gardemann. Em 2015, além de continuar atendendo os empreendedores atuais, a meta da organização é realizar a seleção de dois novos Empreendedores Endeavor.
Empreendedorismo inspirador
As empresas apoiadas pela Endeavor no Paraná são de ramos distintos, que inovam desde o abastecimento de alimentos, com a Doce D’ocê, passando por melhorias no sistema de biometria, realizadas pela Akiyama, até a viabilização de pagamentos locais para sites de e-commerce internacionais – vantagens de responsabilidade da Ebanx, empresa que tem grandes clientes como Alibaba, Spotify e Sony.
A Tecverde, por sua vez, tropicalizou o método de construção de moradias em Wood Framing, e tem um modelo de negócio que inclui a construção das casas em fábrica própria e o licenciamento da tecnologia para outras construtoras. Já a GEO Energética desenvolveu um processo biotecnológico único e inovador para a produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos da agroindústria. O biogás produzido pode ser usado na geração de energia elétrica de fonte renovável ou na produção do Biometano para a substituição de óleo diesel.
Conexões Endeavor
Nesta quarta-feira (01), a Endeavor Paraná promove o Conexões Endeavor, às 19h, no +55 Bar. O happy hour reúne empreendedores Endeavor do estado e mais de 20 mentores ligados à rede, que são grandes empreendedores, investidores e altos executivos. O evento acontece duas vezes por ano e tem o objetivo de reunir a rede da Endeavor em um ambiente informal, de modo que os novos membros se conheçam e todos fiquem por dentro das novidades no Paraná.
Crédito da foto: Divulgação.