Gean Chu e Gilberto Verona Filho, sócios-proprietários da Los Paleteros, primeira franquia de paletas do Brasil, apostaram no mercado premium de sorvetes e geriram de maneira criteriosa a sua rede de franquias, que apresentou um crescimento surpreendente e deve multiplicar por dez o seu faturamento. A dupla lançou um modelo de operação compacto de franquia, com taxa mais baixa, no valor de R$ 50 mil. O objetivo é tornar a marca atraente para o empreendedor que planeja um voo menos ousado diante do atual cenário econômico.
Com crescimento acelerado e a expectativa de movimentar R$ 8 bilhões em vendas até 2017, o mercado nacional de sorvetes tem atraído empreendedores atentos às mudanças de comportamento dos consumidores. Dados da Associação Brasileira das Indústrias e Setor de Sorvetes (ABIS) apontam que, entre 2003 a 2013, o consumo de sorvetes no Brasil passou dos 685 milhões de litros para 1,244 bilhão de litros, um aumento de 86,1%. Na mesma década, o consumo per capita de sorvetes no país subiu de 3,83 litros para 6,19 litros por ano, um crescimento de 61,6%.
O projeto em formato de carrinho foi desenvolvido exclusivamente para shopping centers e já possui unidades no Galleria Shopping, em Campinas, e em outros empreendimentos, localizados em Piracicaba e Porto Alegre. Devido ao seu tamanho compacto, a novidade pode ser adaptada a diferentes áreas dos shoppings, principalmente em corredores, que apresentam alto fluxo de pessoas. Para o investidor, o investimento total aproximado é de R$ 140 mil, ante os R$ 435 mil de uma loja e os R$ 290 mil de um quiosque.
Segundo o executivo Gean Chu, o investimento nesta nova modalidade de franquia é 70% menor do que uma loja, e metade do valor de um quisoque. “Decidimos criar um modelo de operação mais enxuto e com capacidade de mobilidade mais fácil, agregando ao mesmo tempo um design moderno e sofisticado, que é a identidade da Los Paleteros. Além disso, o faturamento médio mensal desta opção é de R$ 85 mil aos que desejam investir neste novo formato”, afirma o empresário.
A Los Paleteros fechou 2014 com faturamento de R$ 70 milhões e prospecta implantar mais 75 unidades em 2015, sendo pelo menos 35 no novo modelo de negócio. A marca possui 84 unidades em funcionamento nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, além do Distrito Federal.
Crédito da foto: Divulgação.