Francisco Valim, que foi presidente de grandes e influentes empresas, como Oi, Net e Serasa Experian e CEO da Via Varejo, companhia do Grupo Pão de Açúcar, dona do Ponto Frio e da Casas Bahia, anunciou o lançamento de um fundo de investimentos e uma aceleradora, com o objetivo de investir em pequenas empresas com ideias inovadoras e foco tanto no mercado nacional quanto internacional. “Depois de quase 30 anos na vida corporativa, onde eu aprendi muitas coisas nas diversas empresas por onde passei, cheguei num momento de poder ajudar aquele grupo que realmente precisa de orientação: o pequeno empreendedor”, afirma Valim.

O fundo foi batizado de Bambuza Capital. O nome é inspirado na planta Bambusa. Ela cresce vigorosamente entre tormentas e é economicamente lucrativa devido ao seu crescimento rápido e alto rendimento. A troca do S pelo Z vem do desejo de apostar em companhias que possam brigar também pelo mercado externo. Sai o Brasil, entra o Brazil, na grafia em inglês.

A Bambuza seleciona negócios promissores que estejam buscando investimentos entre R$ 250 mil e R$ 3 milhões. A empresa, no entanto, não é voltada apenas ao financiamento das startups. A Bambuza tem também como missão contribuir para o sucesso das companhias investidas com a experiência e a rede de contatos de seus sócios. “Identificamos boas empresas e ideias, e discutimos como fazê-las ter sucesso. Ajudamos o empreendedor em toda a estratégia do negócio e colocamos o capital, para que ele possa atingir os objetivos determinados”, diz o executivo.

 
Crédito da foto: Divulgação.
Do blog com Época.