Leandro Piazza, gestor do Parque Ambiental Tractebel, área sustentável mantida pela Associação Jorge Lacerda e pela Tractebel Energia, comemora o recebimento do Prêmio Fritz Müller, concedido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), em reconhecimento aos principais projetos na área ambiental desenvolvidos em Santa Catarina pela empresa.

Após ter seu case avaliado por uma comissão especial da Fatma, que levou em consideração aspectos como o histórico das empresas inscritas, seus cuidados com o meio ambiente e ações de recuperação e preservação da natureza, o Parque Ambiental Tractebel ficou em primeiro lugar na categoria “Recuperação de Áreas Degradadas”.

O prêmio reconhece o trabalho desenvolvido desde 1998, que recupera uma área de aproximadamente 35 hectares impactada pela extração de carvão mineral realizada entre os anos 40 e 90 em Capivari de Baixo. A queima do carvão para a geração de energia proporcionou grande progresso econômico e social para a comunidade, mas também foi responsável por danos ambientais significativos ao solo e água da região. Cerca de R$ 24 milhões já foram investidos em ações de recuperação ambiental, que incluem a remoção e destino correto para 2,1 milhões de toneladas de carvão. O Parque Ambiental Tractebel, que recebeu o plantio de cerca de 30 mil mudas nativas e a instalação de espaços de cultura, lazer, entretenimento e educação ambiental, proporcionou a melhoria da qualidade de vida de mais de 350 mil pessoas, habitantes dos 18 municípios compreendidos pela Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

 

Crédito da foto: Daniela Farias.