Mesmo em tempos de incerteza econômica, o brasileiro deseja manter-se ativo e capaz de adquirir novos bens, de maneira segura e vantajosa. É neste cenário que o consórcio, já consagrado em território nacional, desponta como modalidade sólida de compra. Os números do setor, nos primeiros cinco meses de 2015, explicam: mais de 7,7 milhões de brasileiros possuem algum tipo de cota ativa, seja de automóveis, imóveis, serviços e diversos outros bens de consumo (dados da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios). Em comparativo com o mesmo período em 2014, o índice cresceu 8,1%.

No Paraná, os números do primeiro semestre do Consórcio União, evidenciam a tendência e a solidez do sistema, apesar da crise: comparando os primeiros seis meses de 2015 com o mesmo período no ano anterior, percebe-se um crescimento de 22% na comercialização de cotas, com destaque para imóveis, que vendeu 36% a mais. Na sequencia, estão as cotas de automóveis, com 15% de crescimento.

Analisando individualmente as praças onde a administradora está presente, destacaram-se: Londrina (PR), com crescimento geral de 9% e destaque para as cotas de automóveis (17%); Paranavaí (PR), com crescimento geral de 57% e destaque para as cotas de imóveis (180%); Foz do Iguaçu (PR), com crescimento geral de 28% e destaque para as cotas de imóveis (61%); Montes Claros (MG), com crescimento geral de 54% e destaque para as cotas de imóveis (352%); e Belo Horizonte (MG), com crescimento geral de 43% e destaque para as cotas de imóveis (102%).

Essa tendência é, entre outros fatores, o resultado de medidas diversas tomadas por bancos, que dificultaram a vida de quem buscava o financiamento de seus bens. Além disso, houve aumentos expressivos de taxas, como a Selic, que vem atingindo margens históricas. O consórcio, além de permitir o parcelamento de todo o valor total, não apresenta juros.

BR Consórcios – A empresa de capilaridade nacional, que agregada administrativamente o Consórcio União e outras seis administradoras, teve, entre janeiro e junho de 2015, um crescimento de 11,7%, com destaque para o consórcio de imóveis, que cresceu na ordem de 34,6% no período. Comparando somente o mês de junho de 2015 com o mesmo período no ano anterior, as associadas apresentaram um crescimento da carteira de produtos de 8%, com a marca de 86.691 consorciados ativos e um impressionante volume de 1.097 cotas contempladas no mês. Em relação às vendas, o crescimento de junho de 2015 vs. Junho de 2014 foi de 45% em créditos vendidos. O destaque ficou por conta das cotas de imóveis, que venderam 89% a mais, seguido do consórcio de automóveis, que cresceu 17%.