Novo diretor-geral na Biogen do Brasil

Redação Bem Paraná

Sameer Savkur assume o cargo de diretor-geral da afiliada da Biogen no Brasil. Com o desafio de fortalecer os negócios no segmento de neurologia, lançará já o primeiro medicamento oral da companhia, indicado para o tratamento da esclerose múltipla, mercado no qual a empresa detém a liderança. Há ainda um desafio maior: introduzir a unidade brasileira em um novo segmento, o da hematologia, com a chegada, ainda este ano, de uma terapia inovadora para hemofilia.

A chegada do executivo coincide com a revitalização global da identidade corporativa. A partir de março, a empresa adota apenas o nome Biogen, e atualizará sua logomarca, website e embalagem para seus medicamentos. Atualmente, a companhia se encontra em um momento favorável, com maior presença global, entrada em novas categorias terapêuticas e um pipeline robusto com potencial para trazer melhoras significativas para os pacientes nos próximos anos. Além da hemofilia, a empresa tem focado esforços globais em pesquisas para enfermidades complexas, como a doença de Alzheimer e a esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Há quatro anos na Biogen, Sameer Savkur foi responsável pela condução dos negócios da empresa na Índia e contribuiu com a expansão da empresa nos mercados emergentes. Com mais de 22 anos de experiência na indústria farmacêutica, com atuação na Ásia e nos Estados Unidos, anteriormente foi diretor de gestão na IMS Health e na Consulting Services India, ambas consultorias do setor farmacêutico. O executivo também teve passagens pela Eli Lilly, onde alcançou a posição de vice-presidente sênior de vendas para Índia, e ocupou cargos de liderança no laboratório Pfizer e na consultoria indiana do segmento de tecnologia Wipro. Sameer é indiano, graduado e Mestre em Estatística e Estudos de Gestão pela Universidade de Mumbai.

Nova marca

A mudança visa reforçar ao mesmo tempo a herança e o futuro da empresa e tem o objetivo de simplificar a mensagem corporativa, refletindo o legado, o progresso e a visão da companhia. Também faz parte da evolução da empresa, sem deixar de representar seus principais valores: inovação, confiança e compromisso para melhorar a vida dos pacientes.

A nova identidade reflete ainda o atual foco comercial e de pesquisa da empresa. Em 2003, a Biogen e a IDEC se fundiram para criar a Biogen Idec, o que trouxe para a organização produtos importantes para o tratamento contra o câncer. A parceria foi extremamente importante para moldar a empresa que a Biogen se tornou. Desde então, a companhia tem focado seu crescimento em terapias para esclerose múltipla e hemofilia e, em 2010, passou a se concentrar em três áreas principais: neurologia, imunologia e hematologia.

A revitalização reflete esse foco e o compromisso rigoroso e contínuo com a ciência, que têm sido essencial para a Biogen desde sua fundação. Sua missão também permanece inalterada: ser uma empresa firmemente baseada na ciência, focada nos pacientes e determinada a disponibilizar medicamentos verdadeiramente marcantes.

 
Crédito da foto: Divulgação.