PEOPLE S/A ENTREVISTA – Claudia Recco, diretora de gestão de varejo da Alto Giro, fala do sucesso da companhia paranaense

Redação Bem Paraná

Claudia Recco, diretora de gestão de varejo da marca Alto Giro, concedeu entrevista exclusiva para a People S/A. Confira aqui alguns destaques:

 

 

People S/A – Como foi o início da Alto Giro no mercado paranaense e nacional?

CR – A Alto Giro começou em Maringá e foi resultado da iniciativa do meu pai, ao lado do meu tio, com a Recco Langerie. Na época eram apenas quatro costureiras. Hoje, 33 anos depois, já estamos com 550 funcionários no total. Durante o período de crescimento, os dois se separaram e, atualmente, atuamos na área fitness e de praia com duas marcas – Alto Giro e New Beach. Procuramos sempre investir e estruturar a empresa frequentemente com tecnologia, com base na experiência do consumidor com o nosso produto. A nossa essência é o “make it fun” – faça isso de uma forma feliz, já que desde o início queríamos uma marca alegre, que remete-se a momentos felizes e de bem-estar. Isso é visto nas nossas modelos da campanha, na arquitetura da loja, na marca e, principalmente, nos nossos produtos.

 

People S/A – Qual foi o planejamento para a expansão da marca?

CR – O nosso processo de expansão foi realizado em duas etapas. A primeira com foco na representação, com 42 representantes espalhados por todo o País, e depois com o varejo. Após 28 anos de atuação, focamos no varejo, com amplo investimento neste processo, e com 18 lojas no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Eu mesma fiz um estudo em Londres sobre a questão dos produtos, atuação e começamos a perceber a força que a marca teria no varejo.
Tudo foi realizado com muito pé no chão e, agora, estamos investindo no processo de exportação, com oito representantes internacionais, em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, conquistando o público estrangeiro em relação à qualidade dos nossos produtos.


People S/A – Como está o mercado da moda fitness com a crise atual no Brasil?

CR – Como o meio fitness foi uma das tendências deste ano, este mercado não sofreu baixa no País. Os brasileiros começaram a colocar a saúde em primeiro lugar, na busca por uma vida mais saudável, não só pela estética, mas pela qualidade de vida. A Olimpíada ajudou a aquecer ainda mais este segmente. Nós, por exemplo, criamos uma linha com estampas especiais, que fez muito sucesso. As oportunidades fizeram com o mercado não sentisse muito a crise.

 

People S/A – Quais são as estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelas marcas?

CR – A companhia conta com vários canais, como o e-commerce, os representantes e as lojas. A gente investe em TV, na internet e em tudo o que atinge o nosso perfil de público e no que mais possa colaborar com o nosso posicionamento da marca. Tivemos a oportunidade de termos a Sabrina Satto como garota propaganda, que se envolveu até mesmo na produção da campanha.

 

People S/A – E no e-commerce, quanto representa as vendas?

CR – O e-commerce sempre foi muito forte, mas com essa pulverização da vida online, começou a ter uma pequena queda. O consumidor agora quer uma experiência de compra, com conversa, com toque, quase uma consultoria. Hoje, chegamos em um equilíbrio com o varejo, em que o nosso objetivo é criar um vinculo maior com os clientes.

 

People S/A – E o que o Paraná representa para a marca?

CR – O Paraná representa tudo. Começamos aqui em Maringá e, das 18 lojas que temos, 10 são aqui no Estado. A gente sente um carinho enorme dos maringaenses por nossa marca, principalmente quando veem artistas nacionais usando uma marca da cidade. E como é uma empresa familiar, essa experiência do orgulho de ser paranaense é ainda maior. Recebemos centenas de clientes na fábrica, que querem conhecer todo o nosso processo.

 

 

 

Crédito da foto: Divulgação.
Editado por Maximilian Santos