Sandro Molés da Silva, presidente da Assespro-Paraná, reeleito para o biênio 2015/2016, empossado junto com todos os presidentes regionais na cerimônia de posse da diretoria da Federação Assespro no Centro Internacional de Convenções de Brasília, participou dos dois dias de evento na capital do País e relatou, com otimismo, o trabalho a ser realizado no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação tanto em nível nacional como estadual. “A posse foi muito interessante. O Jeovani Salomão, que substitui o Luís Mário Luchetta, é de Brasília, tem um relacionamento institucional muito forte e tivemos o prestígio de deputados, e do governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg. Foi um encontro maravilhoso. Nós tivemos dois dias de trabalho pesado. A discussão sobre o aumento da alíquota sobre faturamento para desoneração da folha afetou muito as empresas de tecnologia da informação. O impacto no Paraná é grande. Muitas têm um alto custo com a folha de pagamento e estão se sentindo penalizadas. Nós, juntamente com a Brasscom e com a ABES, vamos fazer um movimento nacional para que a tributação não aumente. Já mostramos numericamente que, dos atingidos pela alíquota maior da desoneração, o setor, talvez, seja o único que tem gerado mais empregos com receitas para o estado e benefícios para as empresas. O nosso trabalho principal é para tentar amenizar o resultado negativo dessa medida”.
Sobre a crise que afeta o Brasil, Sandro Molés da Silva enxerga uma boa oportunidade para as empresas de TIC. Ele acredita que, quando existem movimentos que causam problemas para as empresas, sempre há uma boa chance para se apresentar soluções para melhorar a gestão e reduzir custos dos clientes. “Software é uma das poucas soluções que diminuem o custo das empresas com pouco investimento. E quando a gente implanta uma solução de software para melhorar a gestão, numa empresa que não tem nenhum controle, brevemente essa empresa tem diminuição de custos”. afirma o presidente da Assespro-Paraná. Ele também acrescenta: “uma forma, hoje, de se estabelecer ou continuar crescendo no mercado, é diminuir o seu custo com bons processos e softwares bem gerenciados e aplicação de todos esses novos componentes dentro de toda a organização e departamentos que estão sendo informatizados. Muitas vezes, aliado a isso, a aplicação do software também ajuda a ter aumento de vendas. Você tem um controle maior do seus leads, dos seus clientes, das oportunidades, das negociações”.
Sandro ainda salienta que a capacitação de empresas e empresários é uma preocupação constante da regional paranaense da Assespro. Para isso, estabelece, cada vez mais, parcerias com o poder público, entidades empresariais e a academia. Busca oferecer novas iniciativas de certificação e excelência em gestão para os associados. Trabalha na consolidação da Governança Estadual do setor de TIC e incentiva o empresariado a participar dos Encontros de Líderes de Arranjos Produtivos Locais, que acontecem a cada três meses em alguma das regionais da entidade. O PARANÁTIC, maior evento estadual de tecnologia também deve apresentar novidades para alcançar visibilidade nacional.
Crédito da Foto: Divulgação.