Norman de Paula Arruda Filho, doutor em Gestão Empresarial Aplicada e presidente do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), estará em Paris, de 30/11 até 11/12, capital da França, participando da 21ª Conferência das Partes (COP 21), da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e da 11ª Reunião das Partes no Protocolo de Quioto (MOP 11).

A COP 21 busca alcançar um novo acordo internacional sobre o clima, aplicável a todos os países, com o objetivo de manter o aquecimento global abaixo dos 2°C. A UNFCCC foi adotada durante a Cúpula da Terra do Rio de Janeiro, em 1992, e entrou em vigor no dia 21 de março de 1994. Ela foi ratificada por 196 Estados, que constituem as “Partes” para a Convenção. Mais de 100 chefes de Estado e de Governo confirmaram presença na abertura da COP21, incluindo os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da China, Xi Jinping, bem como a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Sobre Norman de Paula Arruda Filho – Doutor em Gestão Empresarial Aplicada pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), de Portugal, é presidente do ISAE, conveniado à Fundação Getulio Vargas, coordenador do Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná e membro do Pacto Global (CBPG). Entusiasta da educação executiva responsável no Brasil, integrou o grupo que criou os Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME) da ONU – diretrizes que desde 2007 norteiam a gestão de mais de 500 Escolas de Negócio do mundo todo, incluindo o ISAE. É ainda presidente do Capítulo Brasileiro do PRME e integra o PRME Champions Group, grupo de 30 escolas de negócio do mundo inteiro mais atuantes do PRME.

 

Crédito da foto: Divulgação.