Ricardo Bovo é o novo presidente da Hytera no Brasil, empresa de projetos e fabricação de equipamentos profissionais para comunicação móvel. Após registrar mais vendas no Brasil nos últimos quatro meses de 2014 do que durante todo o ano anterior, a trajetória do executivo na empresa começou em outubro de 2013 quando ele assumiu a direção da área de Vendas de Sistemas. Em fevereiro de 2014, passou a responder por todo o efetivo comercial da companhia com o cargo de vice-presidente de Vendas. A nomeação para o cargo máximo chega na sequência de sua eleição, no ano passado, pela sede global como o Melhor Gestor Hytera de 2014.
O novo presidente afirma que apesar de ambicioso, o objetivo de acelerar ainda mais o aumento de faturamento da empresa este ano é totalmente factível já que o portfólio desenvolvido responde perfeitamente às necessidades do mercado brasileiro. Ele afirma que as soluções da Hytera oferecem sistemas que viabilizam uma comunicação segura, como o protocolo TETRA, sem falhas e interceptações comuns ao sistema analógico, com um custo até seis vezes menor em comparação a outras soluções digitais utilizadas no país.
“É uma honra ter a oportunidade de contribuir efetivamente com este momento histórico da marca. Creio em um ciclo virtuoso que coloca as condições ideais para as pessoas certas com as soluções adequadas. Espero ter o discernimento para, ao lado de toda a equipe, tomar as decisões corretas visando aproveitar ao máximo o potencial deste ciclo”, declara Ricardo Bovo.
Atualmente, cerca de 50 mil rádios da marca são utilizados no Brasil. A expectativa é que este número salte para 100 mil até 2016. Bovo explica que uma das principais estratégias para alcançar esta meta será aumentar a participação em licitações para venda de sistemas, principalmente em segurança pública. Segundo o novo presidente, cerca de 50% da força policial brasileira não dispõe de radiocomunicação digital, o que implica em vulnerabilidade.
“A Hytera investe 12% do seu faturamento em Pesquisa & Desenvolvimento. Por isso, contamos com um portfólio bem estruturado, que atende aos mais variados perfis de clientes. Desde operações sem missões críticas, como manobristas, que podem optar pelo TC320, que não precisa de licença para uso; passando pela solução DMR, com os novos PD 506 e MD 656, voltados para setores como mineração, agriculta e utilidades públicas; até o protocolo TETRA, que garante alta performance para situações que exigem comunicação segura e sem falhas, como a segurança pública”, explica Bovo.
Com mais de 20 anos de experiência em radiocomunicação, o executivo construiu uma carreira de sucesso. Durante 5 anos, foi gerente geral no Grupo Splice, atuou mais 15 anos como gerente de contas da Motorola e por 2 anos como diretor de Vendas na Cassidian.
Mundialmente conhecido por suas apresentações em conferências internacionais como International Wire Comunication Expo (IWCE), Utilities Telecom Council (UTC) e Content and Communications Wolrd (CCW), Bovo é considerado um dos principais especialistas em missões críticas e TETRA no Brasil. O profissional desenvolveu diversos projetos de instalação e expansão de redes de radiocomunicação, do convencional analógico ao trunking digital. Entre alguns destaques, estão a certificação de DTR do Walmart Brasil e do Grupo Pão de Açúcar, o Projeto 25 em 900MHz com a AES Eletropaulo, a rede DMR das Centrais Elétrica de Santa Catarina (CELESC) e a venda de sistemas TETRA 380MHz para a América Latina Logística (A.L.L.) no Brasil.
Bovo é graduado em Engenharia Elétrica na FACENS, em Sorocaba (SP), tem MBA em Finanças pela Universidade de Ohio, nos EUA, e pós-graduação latu sensu em Finanças Empresariais pela FGV-RJ.
Crédito da foto: Divulgação.