André Alves, Country Manager do Decolar.com, divulgou o resultado da companhia, a maior agência de turismo da América Latina, que o Rio de Janeiro terá durante o mês de agosto a Argentina com a maior quantidade de turistas da América Latina. Chile, México e Colômbia estão entre os TOP 5.
“No final de junho de 2016 já tínhamos uma demanda por produtos para o Rio de Janeiro 30% maior do que o ano anterior. O esporte é sempre um evento atrativo e um bom motivo para viajar e conhecer novos lugares no país sede. Esperamos, especialmente, que os fanáticos de futebol venham para as Olimpíadas de última hora, assim como aconteceu na Copa do Mundo e Copa América; tivemos 20% a mais de viajantes para as finais dos jogos no Decolar.com, mesmo isso sendo mais comum para os esportes coletivos”, diz o executivo.
Os turistas latino-americanos do Decolar.com desembarcarão no Rio de Janeiro entre os dias 01 e 14 agosto, em sua maioria, com cerca de 69% das reservas gerais (hotéis, voos, pacotes e autos). Aproximadamente 20% virão entre os dias 15 e 21 do mês para as Olimpíadas.
Olimpíadas aumentaram o número de dias de hospedagem
Um dado importante para ser destacado é que o tempo médio de estadia aumentou, comparado ao mesmo período de 2015. A maioria dos visitantes da América Latina se hospedarão no Rio de Janeiro por mais dias e, o Decolar.com associou essa tendência as Olimpíadas, já que cerca de 89% das reservas gerais realizadas em agosto do ano passado não chegavam a 7 dias de estadia. Para este ano, se multiplicaram por 2,63% o número de turistas que permanecerão entre 8 e 14 dias. Também foram registrados mais que o dobro de estadias superior a 15 dias.
Abaixo, uma análise dos dados levantados pelo Decolar.com:
- Reservas em agosto de 2015, sem nenhum evento de grande importância, para estadias de 1 a 7 dias, foi de 88,78%. No mesmo período deste ano, até o momento são 71,22% das reservas gerais.
- A permanência média entre 8 a 14 dias no Rio de Janeiro em agosto do ano passado foram 8,19%. Para o mesmo período de 2016 os números aumentaram para 21,57%, até o momento.
- Finalmente, para estadias com mais de 15 dias, em agosto de 2015 no Rio de Janeiro, foram de 3,04%. Os números de reservas para este ano marcam uma forte tendência de crescimento: 7,21%.
A notável diferença da chegada dos latino-americanos durante o mês (entre os dias 01 a 14 e 15 a 21) de agosto também é uma característica da própria Olimpíadas, já que a festa de abertura e shows serão apreciados pelos turistas e, no final dos Jogos, quanto mais países forem eliminados, menor será a quantidade de espectadores.
Crédito da foto: Divulgação