SEO para 2018: As novas táticas prevem resultados acima do esperado

Redação Bem Paraná

Fernando Azevedo, sócio da Silicon Minds, explica que SEO (Search Engine Optmization) tem mudado rápido. “Já foi o tempo que usávamos muitos links de baixa qualidade como comentários apontando diretamente para o cliente”.

Porém o trabalho de SEO continua e se torna cada vez mais sofisticado. Enquanto os mecanismos de busca usam machine learning para ranquear os sites mais relevantes e sérios, os profissionais de SEO continuam se armando e evoluindo.

A Silicon Minds (silicon-minds.com/brasil) lança todos os meses o seu Blue Print de SEO, sendo o mês de janeiro uma compilação de tudo que foi aprendido no ano anterior entre seus 60 clientes de SEO.

Um dos clientes da empresa, Lelio Vieira Carneiro Junior, associa ao SEO o aumento expressivo de acessos ao website de sua empresa, potencializando os negócios de uma forma até então inimaginável.

Como é de conhecimento geral, mecanismos de busca como o Google usam mais de 200 fatores de ranqueamento. Alguns destes fatores se mantém fortes como o uso de backlinks que são links de outros sites geralmente usando como texto ancora a palavra-chave do assunto.

1) Conteúdo de qualidade continua e sempre continuará no topo do lista como tafefa mais importante de SEO. O conteúdo do seu artigo deve ser uma manual para seus leitores que realmente tragam benefícios para seu negócio. A Silicon Minds ainda destaca a importância de ter um video de qualidade no Youtube complementando os artigos.

2) Criação de conteúdo viral e sua prova nas contas sociais da empresa com curtidas, compartilhamentos e comentários. Criadores de conteúdo devem sempre tentar trabalhar os seguintes assuntos com bom-senso: o inusitado, o ultrajante, taboos, engraçado, notável, segredos. E cabe ao dono da empresa ter sua cabeça aberta para tentar novas idéias. Falar de crescimento, números, capacidades técnicas podem ser feito, porém não espere muito retorno nestes assuntos que não geram viralidade.

3)Press Releases: Artigos de sites de notícias com link para o seu site tem um peso enorme. Mecanismos de busca confiam muitos em jornais e revistas online e receber um link deles, mesmo que o link tenha o parâmetro para o robores de indexação não o seguirem, gera peso para o cliente. Novamente, criando valor para os clientes e trabalhando conteúdo viral são boas formas de conseguir atenção da midia.

4) SEO on Page. Ter um site rápido, com as marcações corretas, certificado SSL (cadeado verde), política de privacidade e criação de conteúdo profissional constante que gere pistas sociais de curtidas e compartilhamentos.

4) Paradoxo da criação de backlinks: até hoje ainda se discute se a utilização de software para criação de backlinks ajuda ou penaliza o site do cliente. A experiência que temos na Silicon Minds nos mostra que o Google pode penalizar em caso de falta clara como colocação de textos escondidos, troca de links entre sites, falta de relevância, má qualidade dos artigos, quantidade grande de links.
Entretanto, Google também entende que a penalização de sites incentiva o trabalho de Negative SEO, ou seja, usar estratégias consideradas como spam para penalizar sites dos concorrentes. Logo, as ferramentas de busca se colocam numa situação de sinuca.

Além do mais, softwares modernos de criação de links criam campanhas em formas de pirâmides e geram conteúdo automático de qualidade razoável. Logo, estes softwares ainda podem ser usados em 2a camada (2nd tier), ou seja, eles são usados para criar backlinks para sites de qualidade e estes apontam para o site do cliente. Como os sites que recebem backlinks de software são sites de confiança com conteúdo de qualidade e de grande volume de acesso como sites de midia, fica difícil para sofrer uma penalização. E mesmo que este um destes blogs sofra uma penalização clara, fica mais fácil para o cliente fazer o pedido de retirada deste link que era considerado de qualidade.

Outro tipo de software que vem se tornado forte é o machine learning de campanhas. Da mesma forma que mecanismos de busca usam a inteligência artificial para melhorar seus mecanismos, as empresas de SEO começaram a fazer o mesmo para entender como alcançar sucesso mais rápido para seus clientes.

Segundo a Silicon Minds, o trabalho de SEO continua dando resultado e vem se associando cada vez mais com assessoria de imprensa e criacao e edicao de videos no youtube.

Ainda tendo como exemplo a empresa de Lelio Vieira Carneiro Junior, o tripé Seo+ Assessoria de imprensa+ Youtube trouxe  resultados acima do esperado!

 

 

 

Editado por Maximilian Santos.
Crédito da foto: Divulgação.