Cristiano Vasques, sócio-diretor da HotelInvest e managing director da HVS South America, divulgou panorama que aponta desempenho modesto na hotelaria de Curitiba durante o ano de 2014. A tabela da Copa do Mundo não foi muito favorável a Curitiba, que recebeu confrontos pouco atrativos durante a competição, revela o Panorama da Hotelaria Brasileira, publicação anual da HotelInvest e da HVS. A demanda por hospedagem permaneceu praticamente estável em relação ao ano anterior (0,8%). A oferta de quartos também não teve aumento significativo (1,3%) e houve espaço para um pequeno reajuste nas tarifas (2,0%). O RevPAR na capital paranaense foi positivo em 1,4%.
Para este ano, os indicadores econômicos nacionais não apresentam perspectivas positivas, assim como não há grandes mudanças na esfera local. No entanto, há previsão de diversos eventos em Curitiba ao longo do ano, como congressos médicos, o que deve induzir nova demanda por hospedagem na cidade. Segundo Cristiano Vasques, uma indicação aos gestores municipais seria a de buscar mais eventos nos finais de semana, como shows e espetáculos de entretenimento, reeditando o bom desempenho visto na cidade no último trimestre de 2013, quando o Cirque Du Soleil diminuiu a sazonalidade local e beneficiou o mercado hoteleiro curitibano.
“O mercado hoteleiro de Curitiba tem apresentado nos últimos anos uma tendência estável de seus indicadores de desempenho, isso se deve principalmente ao equilíbrio entre a oferta e a demanda local. Neste cenário, Curitiba se configura como um dos mais positivos mercados analisados”, afirma o executivo.
Dados do Panorama – O Panorama da Hotelaria Brasileira pesquisou os mercados de seis capitais: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. As informações são produzidas com base no desempenho comercial de 34.239 unidades habitacionais e contêm os principais empreendimentos de cada segmento e cada cidade. As comparações anuais usam a mesma base amostral em toda a série histórica, exceto quando há novas aberturas ou mudanças significativas de segmentação. O plano amostral é estatisticamente significativo e reflete as tendências e evoluções dos respectivos mercados. Os índices apresentados no Panorama são reais, já descontada a inflação do período.
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