Walter Longo, mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP e Presidente da Grey Brasil realiza o workshop “Comunicação e Marketing na Era Pós-Digital” em Curitiba na próxima segunda-feira (dia 03) no Auditório Desembargador Cordeiro Cléve, no Unibrasil. O evento é promovido pela Redhook School, uma das mais importantes escolas de criatividade da região Sul.
Esta será uma rara oportunidade para conhecer a visão contundente e bem humorada do profissional sobre as gigantescas mudanças que estão ocorrendo no universo do marketing e da comunicação, e como os profissionais de diversas áreas devem se adaptar a esse novo cenário mercadológico.
Segundo Longo, o mundo digital está exigindo uma revisão completa dos métodos de gestão, principalmente baseado em sistemas colaborativos e na maneira de agir com o mercado. “Digo isso pois, além de utilizar de forma estratégica as ferramentas digitais, as empresas precisam ter uma ‘alma digital’ ”, declara.
O publicitário baseia seu workshop no conteúdo da sua última obra, “Comunicação e Marketing na Era Pós-Digital”, e aponta o caminho das mudanças para empresas que ainda estão nas eras pré-digital e digital para a era pós-digital. “Algumas diretrizes neste caminho são a efemeridade – baseada na velocidade das mudanças -, a sincronicidade – com foco em determinar o momento que está o consumidor -, e a mutualidade – quando máquinas falam com máquinas, criando novos dados, linguagens e protocolos, que vão ampliar ainda mais os dados do comportamento do consumidor”, exemplifica. “A inovação é muito mais uma questão de ótica do que de fibra ótica”, complementa o publicitário.
Para Celia Camargos, CEO da Redhook School, a vinda do Walter Longo para Curitiba está totalmente alinhada com a filosofia de atuação da escola de criatividade, sempre buscando inovar na oferta de oportunidades de qualificação e geração de conhecimento para o mercado de comunicação. “Neste encontro o publicitário vai falar também sobre as características do profissional da Era Pós-Digital e apontar novas oportunidades de negócios”, reforça Celinha.
Após a palestra, será realizado um debate com representantes de empresas de comunicação paranaenses para analisar e discutir a realidade do mercado no Paraná. Já confirmados, Renato Cavalher, VP Criação do Grupo OM; Guilherme Gomide, CEO da Mirum Agency e Alexandre Gibotti, Diretor Executivo das Agências Digitais – ABRADi.
Crédito da foto: Arquivo Walter Longo.