O Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná foi fundado em 1961. Ele engloba o Hospital de Clínicas e o Hospital Victor Ferreira do Amaral. Com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HC é o maior hospital público do Paraná e o terceiro hospital-escola do Brasil. Milhares de pessoas, que necessitam de um tratamento hospitalar de qualidade e gratuito, passam anualmente pelo complexo. Em inúmeros casos, pacientes, e seus familiares, se deslocam a Curitiba em busca de cura. Largam empregos, deixam suas casas. A esperança é depositada nas equipes de saúde do HC. Como se manter na capital? As vicissitudes ficam em segundo plano.
Mas essas pessoas encontram apoio em uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua desde 1986 na defesa de direitos e na promoção da saúde. A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, mais conhecida como os Amigos do HC, foi criada por Hôda Elias Salamuni com o compromisso de ajudar a melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes SUS, assim como seus familiares e acompanhantes de tratamento.
A entidade surgiu em resposta à mobilização interna de médicos, enfermeiros e da comunidade envolvida com o HC em busca de melhorias a assistência à saúde e a formação de profissionais.
Atualmente, os Amigos do HC atendem três públicos: pacientes SUS; crianças e adolescentes; e pessoas idosas. O paciente SUS é beneficiado com a ação da entidade por meio da promoção de revitalizações, aquisições de equipamentos de alta tecnologia, insumos e atendimento de demandas do Hospital de Clínicas.
As crianças e adolescentes vítimas de violências são atendidas por meio do programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) e por projetos desenvolvidos pela associação em prol do hospital. Os casos são encaminhados por instituições que fazem parte da rede de proteção da infância e adolescência. Desde 2016, o Dedica oferece assistência médica, psicológica, psicanalítica, social e proteção legal, além de contar com um projeto de psicopedagogia.
Já as pessoas idosas são atendidas por meio do programa Cedivida (Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa), criado em 2021 e voltado à promoção da saúde e da defesa dos direitos dos pacientes com mais de 60 anos, além de atuar para melhorar as condições de atendimento para esse público no HC.
“Vamos promover saúde, bem-estar, visibilidade, integração e, acima de tudo, a defesa dos direitos da pessoa idosa dentro do Cedivida”, diz o presidente da Associação dos Amigos do HC, Claudio Shimoyama. “Enxergamos a pessoa idosa como parte produtiva da sociedade e esse espaço de convivência foi projetado para que esse público se sinta incluído por meio dos cursos e oficinas que vamos oferecer e, acima de tudo, se mantenha ativo e independente.”
O Cedivida deve ganhar sede própria no próximo dia 18 de abril, quando será inaugurado o espaço de atendimento aos idosos.
“Atuamos pela promoção da saúde e defesa de direitos com o propósito de inovar o jeito de cuidar das pessoas. São as pessoas que nos movem e por elas trabalhamos”
Claudio Shimoyama, presidente da Associação dos Amigos do HC.
Ficha
Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
Quando começou: Em 1986.
Forma de atuação: Equipe própria e voluntariado.
Quais são as ações praticadas: Promoção da saúde e defesa de direitos de pacientes do SUS, crianças e adolescentes vítimas de violências e de pessoas idosas.
Quantas pessoas atende: Apenas em 2022, por meio do Programa Dedica, foram cerca de 12 mil atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violências. Anualmente, milhares de pessoas de diversas regiões são atendidas pelo Amigos do HC.
Parceria com órgãos públicos: Com a prefeitura de Curitiba, Secretaria Municipal de Saúde e Fundação de Ação Social (FAS).
Como colaborar: A associação mantém um programa de voluntariado, criado para contribuir com diversas atividades dentro da entidade. Para se candidatar é preciso preencher um formulário disponibilizado no site www.amigosdohc.org.br. A instituição recebe doações de recursos, que podem ser feitas de diversas formas. Mais informações também no site dos Amigos do HC.