“Eu quero falar de um lugar, um lugar onde entramos quando estávamos em uma das fases mais difíceis das nossas vidas: a adolescência. Entramos com dúvidas, medos e anseios, perdidos no presente, ‘o que faremos no futuro?’. Mas esse lugar teve o prazer de nos receber, do jeito que estávamos com os nossos traumas, medos e dúvidas. Nesse lugar conhecemos pessoas, e descobrimos que não éramos os únicos com dificuldades. Aprendemos juntos a superar a nós mesmos. Nesse lugar não aprendemos a ser apenas profissionais melhores, mas também pessoas melhores. Ganhamos uma segunda casa, uma segunda família! Esse lugar parece um sonho, um fruto da nossa imaginação. Mas esse lugar existe e tem nome pra gente: CriarUm.” Este depoimento foi escrito pelo adolescente Guilherme de Morais, que entrou na Associação CriarUm com 14 anos e hoje faz parte do quadro de voluntários da instituição. O texto reflete a importância do apoio ao próximo. De como uma ação pode mudar uma vida.
Jovens como Guilherme fazem parte do dia a dia da CriarUm. A entidade, criada em 2014, atende adolescentes de 12 a 18 anos em vulnerabilidade social e risco, oferecendo cursos gratuitos de fotografia, filmagem e design gráfico e oficinas de arte e cultura.
“A CriarUm está situada no bairro Sítio Cercado. Atuamos na capacitação profissional e desenvolvimento pessoal por meio de cursos na área da comunicação, arte e cultura, tendo como objetivo geral o fortalecimento do protagonismo e empoderamento juvenil e a defesa de direitos com foco na transformação das realidades sociais”, conta Denise de Lira Cortazio, idealizadora e presidente do projeto. “Buscamos expandir a perspectiva de futuro profissional e pessoal dos adolescentes acolhidos, tendo em vista que aos 18 anos eles passam a ser assistido por outros equipamentos públicos, necessitando assumir as responsabilidades inerentes à sua condição de adulto.”
A proposta pedagógica da associação se espelha nas diretrizes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e Mundo do Trabalho (SCFV), regulamentado pela Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 109/2009. O SCFV é um “conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. O SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva”.
O CriarUm busca impulsionar a mobilização social para a expansão do empreendedorismo nas regiões atendidas, procurando oferecer às famílias indicações e encaminhamentos a emprego e cursos gratuitos, a fim de gerar oportunidades de desenvolvimento profissional, além de novas possibilidades de geração de renda.
“Nossa principal ferramenta didática é a utilização das novas tecnologias, numa abordagem lúdica, criativa e inovadora. Proporcionamos um espaço de experimentação, com a intenção de promover uma metodologia participativa e criar ambientes empreendedores para o aprimoramento pessoal e qualificação profissional dos adolescentes.”
Denise de Lira Cortazio, presidente da Associação CriarUm.
FICHA
Associação CriarUm
Quando começou: Foi criada em 2014
Forma de atuação: Voluntariado.
Quais são as ações praticadas: Oferece cursos gratuitos de fotografia, filmagem e design gráfico e oficinas de arte e cultura.
Público-alvo: Adolescentes de 12 a 18 anos, moradores na região do Sítio Cercado e entornos, atendendo famílias do Xapinhal, Bairro Novo, Umbará, Tatuquara, Xaxim e Pinheirinho.
Parceria com órgãos públicos: Com a Fundação de Ação Social da Prefeitura de Curitiba e a Rede de Proteção.
Como colaborar: Trabalho voluntário e doação de recursos. Para conhecer mais sobre o projeto entre nas redes sociais da entidade (Instagram ou Facebook – @CriarUm).
O projeto Rede do Bem
Para comemorar os seus 40 anos, o Bem Paraná criou o projeto Rede do Bem, que vai reunir o perfil de 40 entidades e ONGs de Curitiba voltadas a ajudar causas relevantes para sociedade. Até a data do aniversário do Bem Paraná, no dia 17 de junho deste ano, serão publicados os perfis das entidades às quartas, quintas e sexta, com o objetivo de divulgar o trabalho e assim fomentar a participação da sociedade.