Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

Uma boa rotina de cuidados com o cabelo é indispensável em qualquer estação do ano e faz uma enorme diferença se o seu objetivo é ter fios saudáveis, bonitos e sedosos.

No entanto, há determinadas épocas que exigem uma atenção mais intensiva às madeixas, considerando que o clima pode provocar mudanças na textura e apresentação dos fios.

Pensando nisso, reunimos uma série de dicas especiais para quem vai viajar para um lugar frio ou ainda, vive em regiões onde a temperatura é consideravelmente mais baixa, situação que pede cuidados especiais com os fios. Acompanhe!

Cuidados com o cabelo no inverno
Além dos termômetros marcarem temperaturas mais baixas, no inverno há também uma redução na umidade do ar, que acaba deixando tanto a pele no nosso corpo, quanto os fios mais ressecados.

Outro fator que influencia na mudança dos cabelos nessa época do ano, é justamente que passamos a usar mais fontes de calor para mantê-los secos, o que requer mais atenção nos cuidados e proteção.

Não abandone os hábitos de higiene
Embora exista quem acredite que no inverno deve-se reduzir o número de lavagens, na verdade, a recomendação é que mantenha a mesma frequência de lavagem independentemente da estação.

Tanto o couro cabeludo quanto os fios devem ser higienizados regularmente, com o uso de produtos adequados para o seu tipo de cabelo, de modo a mantê-los longe de fungos, bactérias e outros inconvenientes que podem prejudicar sua saúde.

A recomendação é que se mantenha uma frequência de lavagem de duas a três vezes por semana, dando preferência para xampus sem sulfato, fórmula que agride menos os fios.

Cuidado com a água quente
Principalmente nos dias frios, tomar banho quente pode ser muito tentador. No entanto, a temperatura da água influencia diretamente no aspecto e saúde do seu cabelo.

Isso porque, quanto mais quente estiver, mais a água removerá a oleosidade natural dos fios, deixando-os com aparência ressecada, além de ocasionar a descamação da pele do couro cabeludo.

O indicado é lavar o cabelo sempre com água morna ou fria para manter as cutículas sempre seladas. Para isso, existem acessórios que podem auxiliar na lavagem dos cabelos fora do banho, no caso do lavatório portátil.

Capriche na hidratação
Como explicamos anteriormente, no inverno, a tendência é que os fios fiquem mais ressecados devido ao uso das fontes de calor e da baixa umidade do ar.

Para resolver este problema, o uso de uma boa máscara de hidratação, bem como óleos nutritivos (óleo de coco ou azeite de oliva extra virgem) são alguns dos produtos para os quais você pode recorrer.

Faça essa hidratação potente ao menos duas vezes por semana para garantir que seus fios estejam sempre sedosos e sofram menos com as ações do tempo.

Atenção as fontes de calor
O uso indiscriminado e incorreto das fontes de calor — secador, chapinha e babyliss — podem danificar ainda mais o seu cabelo no inverno.

A recomendação é utilizar sempre um bom protetor térmico antes dos aparelhos, bem como verificar a temperatura adequada — morna para os secadores, de preferência —, além de respeitar a distância adequada de 30 cm dos fios.

Se possível, evite lavar os cabelos à noite e ao menos uma das lavagens, deixe os fios secarem naturalmente para minimizar os danos.

Não durma com os cabelos molhados
Dormir com os fios molhados facilita o surgimento de doenças como a dermatite seborreica, condição inflamatória que ocasiona a descamação do couro cabeludo, além de provocar lesões avermelhadas.

Então nada de lavar o cabelo antes de dormir. Se for necessário, opte sempre por secá-lo adequadamente com o secador, seguindo as dicas explicadas no tópico acima.

Aposte nos óleos reparadores e leave-ins
O uso de leave-ins e óleos reparadores não só auxiliam na hidratação dos cabelos, como também, ajudam a mantê-lo longe do frizz.

Opte por produtos que sejam mais adequados para o seu tipo de fio, afinal, isso faz toda a diferença no resultado.

Use toucas e boinas com moderação
Embora esses acessórios deixem os looks mais estilosos e protejam a cabeça e as orelhas do frio, o uso indiscriminado de toucas e boinas podem igualmente prejudicar a saúde dos fios.

Isso porque, eles podem aumentar a oleosidade do cabelo, principalmente se o mesmo estiver sujo. Outro problema está relacionado a quem usa extensões de cabelo humano.

Dependendo do acessório, há uma certa tração, movimentação que pode causar o descolamento da extensão, e em alguns casos, até mesmo provocar a queda de cabelo.

Experimente limitar o uso apenas em dias mais frios ou até mesmo em ocasiões especiais, de modo a manter seu cabelo mais saudável em todas as estações do ano.