
A crescente demanda deve-se aos benefícios comprovados que as massagens relaxantes, terapêuticas e sensuais têm apresentado para o equilíbrio físico e emocional
Um dos destinos mais procurados do mundo, especialmente por suas belezas naturais e pelo famoso carnaval, a cidade do Rio de Janeiro tem registrado um forte crescimento do mercado de terapias alternativas, com destaque para as massagens terapêuticas, relaxantes e sensuais.
Muito desse resultado positivo se dá pela retomada econômica pós-pandemia, que também vem gerando a abertura de novos espaços e a ampliação dos já existentes, com o objetivo de atender ao aumento da demanda.
Afinal, a Cidade Maravilhosa recebe turistas brasileiros e do exterior. Para se ter ideia deste mercado, mais da metade desse público desembarca no município em busca de diversão e descanso. A outra parte chega por motivos profissionais. Segundo pesquisa do canal de tevê CNN, o Rio de Janeiro foi o destino mais buscado pelos brasileiros em 2021.
Além das praias, como as famosas Copacabana e Leblon, essas pessoas visitam grandes ícones da cidade, a exemplo do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, dos Arcos da Lapa e o Museu do Amanhã.
Este cenário paradisíaco beneficia o setor de beleza, bem-estar e saúde. Com isso, massagistas oferecem uma série de técnicas, como sueca, pedras quentes, shiatsu, ayurvédica, além das sensuais tailandesa, sensitive e tântrica.
Para começar a receber massagens, no caso de pessoas não acostumadas a elas, muitas preferem iniciar com a sueca, realizada com loção ou óleo, a partir de movimentos gerais, atuando no tratamento das áreas problemáticas do corpo.
Da mesma forma benéfica, a massagem ayurvédica chega à toda massa muscular, com manobras de tração e alongamentos, estimulação de pontos e órgãos vitais. É ideal para quem precisa recompor suas energias, ajudando a aliviar dores e tensões musculares.
A massagem com pedras quentes (aquecidas), por sua vez, tem início com o massagista posicionando esses minerais (geralmente feitos em basalto) em pontos específicos do corpo do paciente. O calor das pedras lisas pode ser bastante relaxante para músculos tensos.
Já o shiatsu é realizado com o massagista aplicando pressão localizada com dedos, mãos e cotovelos, em uma sequência rítmica ao longo do corpo. A terapia estimula os pontos de acupressão para melhorar o fluxo de energia e ajudar a recuperar o equilíbrio.
Sensuais alta
As massagens sensuais representam um grande percentual nas buscas por massagistas no Rio de Janeiro. Baseada a partir de uma mistura de ioga assistida, alongamento passivo e movimentos de massagem de pressão, a massagem tailandesa é feita com compressão rítmica ao longo das linhas de energia do corpo. Assim, reduz-se o estresse e melhora-se a flexibilidade e a amplitude de movimento.
A tradicional massagem tântrica, que vem ganhando espaço no Brasil, tem registrado forte crescimento na cidade. A terapia usa energia e chakras (centro de energia no corpo) para relaxar a pessoa no estado de sentimento de que os limites físicos foram dissolvidos.
A tântrica visa o máximo aproveitamento da energia sexual no corpo, redistribuindo-a para expandir a sensibilidade e as vivências mais intensas. Inclui manobras sutis dos dedos, estimulando os canais sensoriais de todo o corpo, com os objetivos de despertar a bioeletricidade e a sensorialidade e distribuir a energia equanimemente.
A massagem sensitiva é considerada parte das terapias tântricas, pois traz diversos benefícios para a saúde de homens e mulheres. Ajuda casais a conhecer melhor o próprio corpo. Ligada à filosofia tântrica, originária da Ásia, baseia-se em espiritualidade, sexualidade e biologia humana, de acordo com o conhecimento empírico dos povos que a adotam. Por isso, a técnica estimula as zonas erógenas.