Dois anos atrás, a seleção brasileira feminina de handebol viu a sua melhor campanha num Mundial da categoria acabar com uma derrota por 27 a 26 para a Espanha. Ontem, a história se repetiu com o time masculino, que perdeu pelo mesmo placar para a Rússia, em Saragoça, e caiu nas oitavas de final da competição jogada na Espanha. Depois de uma boa campanha na fase de grupos, quando avançou com três vitórias e duas derrotas, o Brasil confiava que podia jogar de igual para igual com a Rússia, que já foi duas vezes campeã mundial. E foi isso que se viu na partida de ontem.
Durante a maior parte da partida a Rússia se manteve à frente, mas a vantagem não passava dos três gols, sendo quase sempre de um único gol. E o jogo seguiu assim até os segundos finais, quando um lance curioso decidiu o confronto. Artilheiro do Brasil no jogo com seis gols, Felipe Ribeiro teve um tiro de sete metros (equivalente ao pênalti) para bater a 1min15 do estouro do cronômetro, quando a Rússia vencia por dois gols. Mas ele acertou o arremesso na cara do goleiro Igor Levshin, o árbitro entendeu que o lance foi proposital e expulsou o brasileiro. Se naquele momento o Brasil tinha um jogador a mais em quadra, a vantagem foi desfeita. Pouco depois, Pacheco diminuiu para 27 a 26. A Rússia voltou a perder a posse de bola faltando 13 segundos, mas o time brasileiro não soube aproveitar. Arthur Patrianova arremessou de longe e Oleg Grams fez a defesa.
UFC
A cidade de São Paulo e o peso-médio Vitor Belfort voltaram a viver um história de alegria. Assim como em 1998, quando o ainda jovem lutador nocauteou Wanderlei Silva no primeiro e último Ultimate na cidade, o Fenômeno levou a torcida do UFC São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, ao delírio ao derrotar o falastrão Michael Bisping com um nocaute raro e espetacular. Aos 1m27s do segundo round, ele disparou uma canelada poderosa no rosto do inglês, que já foi à lona seminocauteado. Vitor completou o serviço com uma sequência de socos
África
Com um gol de Seydou Keita, o Mali venceu o Níger por 1 a 0, ontem, em Port Elizabeth, na África do Sul, e largou na frente no Grupo B da Copa Africana de Nações. O gol do ex-volante do Barcelona, que hoje atua pelo Dalian Aerbin, da China, deixou o país com três pontos, sozinho na ponta, pois Congo e Gana empataram por 2 a 2 na outra partida que abriu esta chave, também ontem.
Inglaterra
O Chelsea se manteve na terceira colocação no Campeonato Inglês ao vencer ontem o Arsenal por 2 a 1, em Stamford Bridge, em partida válida pela 23ª rodada do torneio nacional. Com o resultado obtido no clássico londrino, a equipe chegou aos 45 pontos, enquanto o rival permanece com 34, mais longe da disputa por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa. O Manchester United, que vinha de quatro vitórias seguidas, tropeçou no outro jogo do dia. Jogando embaixo de neve em Londres, o líder da competição ficou no empate em 1 a 1 com o Tottenham. Dempsey marcou o gol dos donos da casa aos 47 minutos do segundo tempo. Apesar do empate, o Manchester United ainda tem relativa folga na ponta da classificação, com 56 pontos, cinco a mais que o Manchester City.
Itália
O Napoli até assumiu a vice-liderança do Campeonato Italiano ontem, mas se distanciou da líder Juventus na luta pelo título nacional. Neste domingo, fora de casa, a equipe apenas empatou por 1 a 1 com a Fiorentina, em partida válida pela 21.ª rodada do torneio nacional. Com o resultado, o Napoli subiu para a segunda colocaçãoo, com os mesmos 43 pontos da Lazio, que leva desvantagem nos critérios de desempate, e a cinco da líder Juventus, que goleou a Udinese por 4 a 0. Já Roma e Inter de Milão ficaram num péssimo empate por 1 a 1 no Estádio Olímpico, na capital italiana.
Corinthians
Foi quase um ano inteiro de dúvidas: Zizao está no Corinthians pelo futebol ou como estratégia de marketing? Ontem veio a resposta: pelas duas coisas. Nesta tarde, o chinês foi titular pela primeira vez e não decepcionou quem esperou tanto para vê-lo jogar. Fez linda jogada pela esquerda, deixou um marcador para trás, pedalou na área, driblou e deu a assistência para Giovanni fazer o gol corintiano no empate em 1 a 1 com o Paulista, em Jundiaí, na estreia no torneio estadual.
Palmeiras
Arnaldo Tirone se despede hoje do Palmeiras com um título da Copa do Brasil, o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e muitas críticas ao seu mandato. Nesta noite, 284 conselheiros vão às urnas para escolher quem será o presidente que nos próximos dois anos terá muito trabalho para recolocar o clube no seu caminho de prestígio, mas que terá a honra de estar no poder na inauguração do estádio e no ano do centenário, em 2014. Décio Perin e Paulo Nobre são os dois candidatos ao cargo nesta eleição, que pela última vez será pelos votos dos conselheiros – o próximo pleito já terá a participação dos sócios.
Santos
Depois de o Santos vencer o São Bernardo por 3 a 1, no último sábado, em São Bernardo do Campo, na estreia do Campeonato Paulista, o técnico Muricy Ramalho admitiu que a equipe sofreu para confirmar o seu favoritismo diante de um rival em melhores condições físicas, tendo em vista o fato de o adversário estar a mais tempo treinando para a competição do que o elenco santista. O treinador destacou a necessidade de o Santos buscar a contratação de um novo atacante de área, tendo em vista o fato de que Bill (ex-Coritiba) resolveu deixar o clube para atuar no futebol árabe.
São Paulo
Embora o esquema tático com Paulo Henrique Ganso e Jadson ainda precise ser aperfeiçoado, eles não correm risco de sair do time do São Paulo. Por outro lado, Marcelo Cañete vai ganhando espaço e deverá ser usado por Ney Franco no jogo de quarta-feira contra o Bolívar, pela fase preliminar da Copa Libertadores. Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Mirassol, no sábado, na estreia do Campeonato Paulista, o treinador comentou que a entrada do argentino fez muito bem ao time e disse que pode aproveitá-lo no ataque. “Acho que ele pode atuar como atacante, pelo lado direito do campo.”
Fluminense
Com time reserva, o Fluminense venceu o Nova Iguaçu ontem, por 2 a 0, na estreia pelo Campeonato Carioca, em São Januário. A equipe tricolor não jogou bem, mas melhorou após a entrada do “titular” Wagner, na metade do segundo tempo. O meia deu mais movimentação à equipe e marcou, de cabeça, os gols da vitória. O técnico Abel Braga já informou que pretende usar os titulares somente em três das seis rodadas do Carioca que antecedem a estreia pela Libertadores, contra o Caracas, na Venezuela, em 20 de fevereiro.
Palmeiras (II)
O ano mudou, mas a sorte continua distante do Palmeiras em 2013. Na estreia pelo Campeonato Paulista neste domingo, a equipe jogou melhor que o adversário e dominou o confronto, mas não saiu de um empate por 0 a 0 contra o Bragantino no Estádio do Pacaembu. O resultado poderia ter sido diferente, se o centroavante Hernán Barcos não tivesse perdido um pênalti no segundo tempo, mandando a bola na trave. Com o resultado, o Palmeiras manteve a marca positiva de 18 anos sem perder no início da competição, mas estreou sem a vitória desejada pela torcida.
Botafogo
O Botafogo conquistou sua 100.ª vitória no Engenhão: 3 a 0 sobre o Duque de Caxias, neste domingo, na estreia pelo Campeonato Carioca. Mesmo sem Seedorf, o time alvinegro fez um primeiro tempo arrasador – todos os gols foram marcados na etapa inicial. No segundo tempo, o Botafogo diminuiu o ritmo e pouco criou. Com o resultado, todos os quatro grandes clubes do Rio começaram o Carioca com vitórias.