A instalação da cobertura da Arena Fonte Nova, um dos 12 estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014, foi concluída ontem, com a colocação da última lâmina das membranas. Diante do simbolismo do ato, o trabalho dos operários foi acompanhado até mesmo pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que foi ao canteiro de obras em Salvador. Pelo último balanço divulgado pelo consórcio responsável pela construção do estádio, a Fonte Nova já atingiu 95% das obras concluídas. A previsão é de que a arena seja entregue no dia 28 de fevereiro, para que comecem os testes antes de receber a Copa das Confederações — Salvador será palco de três jogos na competição que acontecerá de 15 a 30 de junho. Com investimento de R$ 591,7 milhões, sendo R$ 323,6 milhões de financiamento federal através do BNDES, a Arena Fonte Nova terá capacidade para 56.500 torcedores. O primeiro jogo no estádio está marcado para acontecer no dia 31 de março, com o clássico entre Bahia e Vitória. E o local está reservado para receber seis partidas na Copa do Mundo de 2014.
Flamengo
Líder isolado do Grupo B da Taça Guanabara, com 13 pontos em cinco rodadas — tem dois de vantagem sobre o segundo colocado Fluminense —, o Flamengo faz o único jogo de hoje pelo Campeonato Carioca. Vai a Macaé para enfrentar o Friburguense, no Estádio Cláudio Moacyr, a partir das 22 horas, de olho na classificação antecipada para as semifinais do primeiro turno e em consolidar a possível vantagem do empate para a fase eliminatória.
Vasco
A diretoria do Vasco pretende amenizar o problema no atraso dos salários e quitar até sexta-feira boa parte dos débitos com os jogadores. Com recursos liberados do patrocínio da Eletrobras, o clube quer pagar os meses de novembro e dezembro. No entanto, os direitos de imagem — maior parte dos ganhos dos atletas — ainda não serão depositados. Além da verba da Eletrobras, o Vasco arrecadou dinheiro com a venda de 60% dos direitos econômicos do zagueiro Douglas ao Dnipro, da Ucrânia.
Botafogo
O técnico Oswaldo de Oliveira e o meia holandês Seedorf, protagonistas de um vídeo polêmico divulgado pelo site oficial do Botafogo, não quiseram falar sobre a repercussão das declarações, principalmente do treinador, que vieram a público na segunda-feira. As imagens foram feitas no dia do clássico entre Botafogo e Fluminense, em 27 de janeiro. No vestiário, Seedorf pede mais comprometimento do grupo e é interrompido por Oswaldo de Oliveira, que, aos gritos, chama os jogadores do rival de “putos”. Ontem, o gerente técnico do Botafogo, Sidnei Loureiro, disse que o clube alvinegro entrou em contato com a diretoria do Fluminense a fim de justificar a exposição do vídeo e ressaltar que não houve ali nenhuma intenção de ofensa.
Santos
Depois de passar sem sustos no primeiro grande teste de 2013 ao derrotar o São Paulo no último domingo, o Santos defende a liderança do Campeonato Paulista contra o Linense, em Lins, hoje, às 19h30. Mais do que com o adversário, a preocupação santista é com a ausência de Neymar. Ele desfalca a equipe pela primeira vez em 2013 para jogar pela seleção brasileira contra a Inglaterra, em Londres, e a dúvida é se o Santos se livrou da dependência de seu grande astro.
Corinthians
A convocação de Guerrero para a seleção do Peru transformou a partida de hoje contra o Botafogo, às 22 horas, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no primeiro teste real de Alexandre Pato no Corinthians. Com o herói do título mundial fora do Brasil, o atacante recém contratado junto ao Milan ganhou a chance de ser titular pela primeira vez da equipe alvinegra.
São Paulo
Duas derrotas seguidas fizeram com que a preocupação sobre a capacidade de o São Paulo brigar de igual para igual com os principais rivais começasse a rondar o Morumbi Mas hioje, contra a Ponte Preta, às 22 horas, em casa, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, o time tem a chance de mostrar que os tropeços diante de Bolívar e Santos não passaram de acidentes.
Fluminense
O atacante Wellington Nem treinou, ontme, sem restrições e deve ser liberado para reforçar o Fluminense para o clássico de sábado contra o Vasco, no Engenhão. O jogador está recuperado de dores no tornozelo esquerdo que o afastaram do jogo contra o Quissamã, no sábado passado. Ainda em processo de recuperação de lesão estão o meia Deco e o zagueiro Gum.