O Corinthians voltará a jogar com portões abertos nas partidas em casa na Libertadores, mas não poderá levar sua torcida para os jogos como visitante durante 18 meses. A medida já é válida para o compromisso da próxima quarta-feira, contra o Tijuana, no Pacaembu. O clube também foi multado em US$ 200 mil (aproximadamente R$ 400 mil). Essas foram as decisões do Tribunal Disciplinar da Conmebol no julgamento realizado ontem, após o Corinthians apresentar sua defesa no caso da morte do torcedor boliviano Kevin Espada, ocorrida na partida contra o San José, no dia 20 de fevereiro, em Oruro, na Bolívia. Antes, de maneira preventiva, a entidade havia determinado que por 60 dias o clube deveria jogar com portões fechados como mandante e também sem a presença de seus torcedores nas partidas fora de casa.
O advogado do Corinthians, Luiz Felipe Santoro, já adiantou que o clube vai recorrer. “Não devemos questionar o valor da multa, mas não concordamos com a pena de 18 meses sem torcedores nos jogos fora de casa. O Corinthians não pode ser culpado pela morte do torcedor. Quem tem de ser responsabilizado é quem lançou o sinalizador e quem permitiu a entrada desse tipo de objeto no estádio”, justificou o defensor corintiano.
Bebeto
Deputado estadual pelo Rio, membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 e coordenador das categorias de base da seleção brasileira. O ex-jogador Bebeto acumulou esses três cargos por pouco mais de um mês. Ontem, porém, ele anunciou que não tem tempo suficiente para tantas atividades e renunciou ao posto que recebeu na CBF no fim de janeiro. “Percebi que em algum momento, lá na frente, poderia acabar não conseguindo me dedicar plenamente e tendo que negligenciar um trabalho que vem dando resultados”, explicou Bebeto.
Santos
Pato Rodriguez saiu na frente na disputa para ser o substituto de Neymar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, no jogo contra o Atlético de Sorocaba, no domingo, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. O outro candidato a formar a dupla de ataque com André é o garoto Giva, que foi o artilheiro do time campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, com cinco gols marcados.
Fluminense
Bastaram dois jogos para que questionamentos se abatessem sobre o Fluminense. Depois da eliminação na semifinal da Taça Guanabara, com a derrota de sábado para o Vasco, e o empate em 1 a 1 com o Huachipato, na quarta-feira, pela Libertadores, as decisões do técnico Abel Braga e o desempenho de alguns atletas foram muito criticados pela torcida. Para apagar qualquer princípio de crise, o diretor de futebol Rodrigo Caetano saiu em defesa do elenco e de Abel Braga. Foi este mesmo grupo que em 2012 conquistou duas de três competições disputadas (Brasileirão e Campeonato Carioca) e de forma incontestável. Quando houver alguma decisão por mudança, ela será feita por convicção após o debate de todos”, disse o dirigente.
Palmeiras
O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, decidiu jogar duro com as torcidas organizadas do clube, em uma reação à agressão sofrida pelos jogadores do elenco palmeirense na manhã de ontem, em Buenos Aires, pouco antes do embarque da delegação de volta para São Paulo. Ele exigiu que a Mancha Alviverde identifique os três acusados de agressão, os expulse do quadro de sócios e, além disso, os entregue à polícia. E ainda cortou as regalias das uniformizadas. “O que aconteceu é inaceitável e o Palmeiras não vai tolerar esse tipo de atitude”, disse Paulo Nobre. “É coisa de meia dúzia de bandidos e, até que tomem uma atitude, não existe mais diálogo. Cortamos todas as regalias.”
Flamengo
Com a “folga” forçada, o Flamengo busca alternativas táticas para variadas situações de jogo, antes da estreia na Taça Rio, na próxima quarta-feira, contra o Resende, no Engenhão. A derrota por 2 a 0 para o Botafogo, no último domingo, evidenciou a dificuldade flamenguista em enfrentar equipes que se fecham na defesa.
Botafogo
A exemplo do que fez antes da semifinal contra o Flamengo, o técnico Oswaldo de Oliveira voltou a fechar o treino do Botafogo para a imprensa, agora antes da decisão da Taça Guanabara, marcada para domingo, contra o Vasco. Ele faz mistério entre a escalação do volante Gabriel ou do meia Vitinho para a vaga de Andrezinho, que está vetado com lesão no púbis.