A Fifa confirmou ontem que usará a tecnologia na linha do gol na Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. A entidade explicou que vai receber propostas de empresas interessadas em utilizar seus sistemas na competição no próximo ano e também na Copa das Confederações, a ser disputada de 15 a 30 de junho em seis cidades brasileiras. “Depois de uma implementação bem-sucedida de tecnologia na linha do gol (GLT, na sigla em inglês) no Mundial de Clubes no Japão, em dezembro de 2012, a Fifa decidiu usar o GLT na Copa das Confederações do Brasil de 2013 e na Copa do Mundo de 2014 no Brasil”, anuncia a entidade, em comunicado oficial divulgado nesta terça-feira.
A decisão da entidade já era esperada, porque a International Board, órgão responsável pela elaboração de regras no futebol, aprovou em julho de 2012 a utilização de sistemas tecnológicos na linha do gol em jogos oficiais após dois deles serem aprovados em uma série de testes. O sistema Hawk-Eye, baseado no uso de câmeras, e o GoalRef, com sensores magnéticos, foram utilizados na última edição do Mundial de Clubes, realizado em dezembro passado no Japão.

Copa de 2014 (II)
Um dia depois de promoverem uma paralisação de advertência, os operários que trabalham na reforma do Maracanã retomaram o expediente normal na manhã de ontem. O retorno às atividades já estava previsto, mas ainda existe ameaça de acontecer uma nova greve, o que comprometeria as obras do estádio, cujos prazos de entrega estão no limite — o local será um dos palcos da Copa das Confederações, marcada para acontecer entre 15 e 30 de junho. Ainda na segunda-feira, durante a paralisação de um dia nas obras, aconteceu uma nova reunião entre representantes do consórcio Maracanã 2014, responsável pela reforma do estádio, e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada Intermunicipal do Rio (Sintraicp). E o acordo ficou mais próximo

Santos
O veterano lateral-esquerdo Léo saiu ontem em defesa do companheiro Neymar. Ele criticou a arbitragem, pela expulsão do atacante na derrota do Santos para a Ponte Preta no último domingo, e reclamou da repercussão exagerada do caso. “É muito preciosismo. De repente, por ser o craque do Brasil, acabam fazendo um alarde muito grande. Quando se tem o nome do Neymar, se toma uma proporção muito grande. É uma pena. Perde o futebol brasileiro, o Santos e quem gosta de um bom futebol”, reclamou o lateral de 37 anos.

Flamengo
Uma das principais contratações do Flamengo para a temporada, o meia Gabriel treinou normalmente ontem com o grupo principal pela primeira vez desde que chegou ao clube, há pouco mais de um mês. Assim, pode ser novidade do time para o jogo de sábado, contra o Olaria. O elenco se reapresentou nesta terça-feira, no Ninho do Urubu, depois da vitória no clássico de domingo contra o Botafogo. E o goleiro Felipe confirmou que Gabriel, reforço que veio do Bahia, já está à disposição do técnico Dorival Júnior.

São Paulo
Com mais uma oportunidade de começar uma partida, Paulo Henrique Ganso será a grande novidade do São Paulo contra o São Caetano, hoje, a partir das 19h30, no Estádio Anacleto Campanella, em partida válida pela segunda rodada do Paulistão e que estava atrasada por causa da participação são-paulina na fase preliminar da Libertadores. Além do bom desempenho na vitória sobre o Ituano no fim de semana, ele contou com a lesão do zagueiro/lateral Paulo Miranda, que ficará seis semanas fora em recuperação de uma artroscopia no joelho esquerdo, para ter nova chance.

Palmeiras
O técnico Gilson Kleina espera poder contar com o atacante Kleber, contratado do Porto, para a partida contra o União Barbarense, domingo, no Pacaembu, pela nona rodada do Paulistão. O reforço, que chegou ao Palmeiras com uma lesão na coxa direita, começou a treinar com bola ontem e deve estar à disposição para o próximo jogo.

Botafogo
Em 2010, ainda pela terceira rodada da Taça Guanabara, o Vasco goleou o Botafogo por 6 a 0. Depois, a equipe botafoguense conseguiu a recuperação e venceu o Campeonato Carioca daquele ano. Agora, mesmo que a derrota para o Flamengo, no último domingo, tenha sido por um placar bem menor (1 a 0), os jogadores do Botafogo querem tomar o episódio de 2010 como motivação.

Vasco
Há um mês no Vasco, o lateral-esquerdo Yoshimar Yotún está ansioso para fazer sua estreia pelo clube. O primeiro jogo do reforço peruano, no entanto, só deve acontecer em 17 de março, no início da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Ainda faltam documentos para regularizar a situação do jogador.