A fifa fez ontem apresentação do pôster promocional da Copa do Mundo do Brasil 2014  O pôster traz uma disputa de bola na qual as pernas dos jogadores desenham o mapa do Brasil, com temas regionais e indígenas e elementos da fauna e flora brasileiras. Mas o anúncio, ontem, foi marcado pelo contraste entre o tom ufanista dos ex-jogadores escolhidos para representar o País e o constrangimento a que foi submetido o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, com perguntas sobre sua participação na candidatura brasileira para sediar o Mundial, pouco antes de ele mesmo integrar o Comitê Executivo da entidade que confirmaria o Brasil como anfitrião, em 2007.
Valcke não viu conflitos éticos entre sua função como consultor da campanha do País e o posterior cargo na Fifa. Segundo o dirigente, ele não era mais funcionário da organização quando aceitou convite. “Fez-se uma grande história em cima do nada. Eu deixei a Fifa em 2006 e fui procurado por uma empresa baseada em São Paulo e me perguntaram se eu poderia ajudar”, disse o francês, que diminuiu sua importância no processo. Depois do momento de desconforto, Valcke admitiu preocupação ao reforçar que estão se aproximando rapidamente os prazos para a entrega dos estádios e das obras de infraestrutura. E por enquanto não há qualquer garantia de que tudo será finalizado a contento para a disputa da Copa das Confederações, a partir de 15 de junho.

Copa de 2014 (II)
Ronaldo e Bebeto (que já integram o Comitê Organizador Local – COL), a atacante Marta e os campeões mundiais Zagallo, Carlos Alberto Torres e Amarildo foram convocados para divulgar a Copa do Brasil. Ontem, Ronaldo não gostou do aspecto crítico das perguntas dirigidas a Valcke e ao presidente do COL, José Maria Marin. E cobrou união para que a Copa seja um sucesso. “Os estádios são uma realidade, as obras de infraestrutura estão avançando. A Copa das Confederações é a primeira chance de deixar uma grande impressão e mostrar que a Copa do Mundo será uma experiência irrecusável”, discursou o ex-jogador. “O sentimento que vejo nas ruas é de felicidade e expectativa para a Copa, muito diferente do tom das perguntas que a gente tem que responder aqui”.

Copa Africana
A seleção de Togo sofreu ontem, mas conquistou a vaga nas quartas de final da Copa Africana de Nações, que está sendo realizada na África do Sul. Jogando em Nelspruit, a equipe togolesa empatou por 1 a 1 com a Tunísia e garantiu a segunda colocação do Grupo D. O primeiro lugar ficou com a Costa do Marfim. Togo avançou na competição ao ficar com quatro pontos na chave. O ponto decisivo, conquistado ontem, foi suado. O time saiu na frente com Gakpe, aos 13 minutos. Mas os tunisianos buscaram o empate ainda no primeiro tempo, com Mouelhi, de pênalti, aos 30. Aos 33 minutos da etapa final, a Tunísia teve outra penalidade em seu favor. O mesmo Mouelhi cobrou, mas desta vez mandou na trave e sacramentou a eliminação dos tunisianos.

Inglaterra
Líder isolado do Campeonato Inglês, o Manchester United levou um susto na rodada deste meio de semana, a 24.ª da competição. Jogando em casa, no estádio Old Trafford, o time de Alex Ferguson sofreu um gol logo aos três minutos, mas conseguiu obter a virada ainda no primeiro tempo, com gols de Wayne Rooney, e venceu o Southampton por 2 a 1. O Manchester United contou ainda com o tropeço do Chelsea, que abriu 2 a 0 sobre o Reading, fora de casa, e cedeu o empate. Enquanto isso, Arsenal e Liverpool empataram por 2 a 2 no clássico da rodada, em Londres.

Copa da Itália
O meia Hernanes ganhou alta ontem do hospital em que foi internado, na última terça, depois de ter sofrido uma forte pancada na cabeça ao se chocar com um adversário na vitória por 2 a 1 sobre a Juventus, em Roma, que levou a Lazio para a final da Copa da Itália. O jogador brasileiro garantiu estar recuperado do susto e ainda revelou desejo de voltar a defender a sua equipe no Campeonato Italiano já no próximo domingo diante do Genoa. “Muito obrigado aos torcedores que torceram, oraram, passaram uma energia positiva. Estou pronto para outra. Se depender só da minha vontade, até jogo no fim de semana”, afirmou Hernanes, por meio de sua assessoria, nesta quarta.