O resultado amistoso entre Brasil e Inglaterra, disputado no dia 6 de fevereiro, no Estádio de Wembley, em Londres, se refletiu no ranking de seleções da Fifa, após a atualização mensal realizada ontem. Depois da vitória por 2 a 1 naquele encontro de campeões mundiais, os ingleses subiram da sexta para a quarta colocação na lista. Enquanto isso, os brasileiros permanecem por mais um mês no discreto 18º lugar. Em sua ascensão no ranking, a Inglaterra ultrapassou Itália e Colômbia, que agora passaram a figurar na quinta e sexta colocações, respectivamente. Já o Brasil, após a derrota no amistoso que marcou a estreia do técnico Luiz Felipe Scolari (substituto do demitido Mano Menezes), segue em sua pior posição desde que a lista foi criada pela Fifa em 1993 – a seleção brasileira está sendo prejudicada na contagem de pontos por não disputar nenhum competição oficial, pois está fora das Eliminatórias por ser sede da próxima Copa do Mundo.
Enquanto isso, a liderança do ranking segue nas mãos da Espanha, atual campeã mundial e bicampeã europeia. A seleção espanhola está com 1.590 pontos, ainda com uma boa vantagem sobre a segunda colocada Alemanha, que tem 1.437. E a Argentina permanece em terceiro lugar. A próxima atualização do ranking da Fifa acontecerá no dia 14 de março.

Ranking da FIFA
País    pontos
1. Espanha    1590
2. Alemanha    1437
3. Argentina    1281
4. Inglaterra    1160
5. Itália    1157
6. Colômbia    1129
6. Portugal    1129
8. Holanda    1108
9. Croácia    1059
10. Rússia    1055
11. Grécia    1020
12. Costa do Marfim    999
12. Equador    999
14. Suíça    993
15. México    968
16. Uruguai    950
17. França    929
18. Brasil    924
19. Gana    865
20. Bélgica    864

Palmeiras
A diretoria do Palmeiras confirmou ontem mais dois reforços para a temporada de 2013. O volante Léo Gago e o atacante Leandro, ambos ex-Grêmio, foram aprovados nos exames médicos e assinaram contrato por empréstimo até o fim do ano. Eles chegam como parte da conturbada negociação que levou o argentino Barcos para o clube gaúcho.

Santos
Em jogo-treino diante do time Sub-20 do Jabaquara, realizado ontem, no CT Rei Pelé, o técnico Muricy Ramalho promoveu a volta do veterano lateral-esquerdo Léo ao time titular do Santos. Além disso, ele promoveu uma significativa mudança no esquema tático, passando a utilizar o 4-5-1, deixando apenas Neymar mais adiantado na linha de frente.

Fluminense
Depois de desfalcar o Fluminense na estreia da Libertadores por ter tomado remédio sem comunicar os médicos do clube, o meia Thiago Neves deve ser multado entre 15% e 20% de seu salário. O técnico Abel Braga mostrou irritação com o fato na entrevista coletiva depois do jogo, mas evitou criticar o jogador em público. O diretor Rodrigo Caetano afirmou que o Fluminense possui regras para casos de automedicação, mas não confirmou punição em dinheiro.

Flamengo
Contratado para ser o novo camisa 10 do Flamengo, o meia Carlos Eduardo revelou ontem estar ansioso para a estreia pelo novo clube, que deve acontecer domingo, no clássico com o Botafogo, no Engenhão. Apesar da preparação especial que tem feito, ele admitiu que ainda não tem condições de atuar os 90 minutos. “É especial demais poder fazer minha estreia, ainda mais num clássico. Sei bem dessa rivalidade e terá um gosto especial, principalmente jogando com a camisa 10”, disse Carlos Eduardo.

Botafogo
O meia Clarence Seedorf saiu em defesa do técnico Oswaldo de Oliveira, muito criticado por parte dos torcedores do Botafogo. Para o astro holandês, muitas vezes falta respeito ao treinador, hostilizado pela torcida em algumas partidas. Ele classificou Oswaldo de Oliveira como um técnico “incomum”. “Trabalhar com ele (Oswaldo de Oliveira) é um prazer. É uma pessoa que, no mundo dos treinadores, é incomum. Sinceramente, nunca vi ninguém como ele”, disse o  veterano e consagrado meia.

Vasco
O técnico Gaúcho repetiu ontem, durante o treino do Vasco, a escalação do time que empatou com o Fluminense, no sábado de carnaval, por 1 a 1. Na ocasião, a equipe vascaína vencia o confronto até os últimos minutos do segundo tempo, quando o atacante Fred marcou o gol de empate. Assim, o meia Bernardo, artilheiro do time no Campeonato Carioca, continuou na equipe reserva. No treino coletivo, Gaúcho armou a escalação com Alessandro; Nei, Dedé, Renato Silva e Dieyson; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Eder Luis e Carlos Tenorio.

Corinthians
O Corinthians vai repetir no clássico contra o Palmeiras a formação que Tite considera a ideal, com três atacantes, a mesma que empatou com o São Caetano pela última rodada do Paulistão. Ontem, o técnico confirmou que vai manter Alexandre Pato, o badalado reforço corintiano, no banco de reservas. Se no ataque o treinador já “achou” seu time neste início de temporada, a maior preocupação de Tite é fechar a defesa, setor que passou por mudanças por causa das lesões do goleiro Cássio e do zagueiro Chicão.

São Paulo
O São Paulo que perdeu para o Atlético-MG na estreia na Libertadores tinha apenas duas diferenças em relação ao que levantou o título da Copa Sul-Americana no fim do ano passado: o recém-contratado zagueiro Lúcio no lugar de Rafael Toloi e o lateral Douglas improvisado na posição que era do negociado Lucas. Mas, mesmo tendo praticamente a mesma formação de 2012, o time voltou a ser inconstante e acabou perdendo para o clube mineiro, por 2 a 1, na noite de quarta-feira, em Belo Horizonte. Nem de longe lembra a equipe que empolgou a torcida e encerrou um jejum de três anos sem ser campeão.