Sem Barreira

Unilever vence e conquista a Superliga

Bem Paraná

O Unilever (RJ) conseguiu uma improvável virada neste domingo para conquistar o título da Superliga Feminina de Vôlei. No ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a equipe carioca, dirigida por Bernardinho, derrotou o Osasco (SP) por 3 sets a 2 – com parciais de 22/25, 19/25, 25/20, 25/15 e 15/9 – para se sagrar campeão. Esta final foi a nona consecutiva da Superliga Feminina entre as duas equipes, com seis vitórias do Unilever, maior campeão do torneio, com oito títulos. E desta vez, a conquista veio com uma virada espetacular. Assim, a equipe carioca superou o favoritismo do adversário, que era o atual campeão do torneio e fez a melhor campanha da fase de classificação.
A gente não estava com muita vibração, estava faltando isso. Então a gente sabia que tínhamos de arriscar, pois o Osasco era favorito. Pressionamos no terceiro set e acho que elas baixaram a guarda, contou a levantadora Fofão, que aos 43 anos foi fundamental para a vitória. Suas próprias companheiras ficaram espantadas com a virada espetacular em cima de um time que é base da seleção brasileira e que conta com cinco campeãs olímpicas: Jaqueline, Sheilla, Thaísa, Adenizia e Fê Garay, além de Camila Brait e Fabíola, que já atuaram pela seleção. A virada que a gente conseguiu foi impressionante, comentou a líbero Fabi, que deu um show de defesas na partida. Sabíamos que tínhamos apenas uma chance de ganhar deste time excepcional.

Muricy Ramalho
O técnico Muricy Ramalho deixou o hospital São Luiz (Unidade Morumbi), em São Paulo, na manhã deste domingo, e na tarde desta segunda-feira vai decidir se acompanha os jogadores na viagem para Teresina, no Piauí. O Santos estreia na Copa do Brasil, nesta quarta, contra o Flamengo, no estádio Albertão. O treinador estava internado desde a última sexta, um dia após o empate contra o São Caetano, no estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Paulista. Ele teve diagnosticado um quadro de diverticulite – uma inflamação dos divertículos presentes no intestino grosso e se manifesta com mais frequência entre as fibras musculares das paredes deste órgão. Se não tiver condições de viajar com o grupo, o seu auxiliar Tata vai dirigir o time. Em 2012, no Brasileirão, quando o técnico sofreu com uma crise de hérnia de disco, Tata já exerceu esta função. O mesmo ocorreu no São Paulo, quando teve problemas com pedras nos rins.

Vasco eliminado
Mais do que assumir a liderança do Grupo A da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), ao lado do Volta Redonda, ambos com 12 pontos, a vitória do Botafogo sobre o Olaria por 3 a 0, neste domingo, definiu o destino do Vasco na competição: ou seja, com o resultado, o time de São Januário ficou totalmente afastado da disputa pelo título estadual. A partida foi disputada no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, local para o qual recorreram os grandes clubes desde a interdição do Engenhão. E o Olaria, com a nova derrota, passou a correr mais riscos ainda de rebaixamento. O Botafogo, que já ganhou o primeiro turno, luta pela conquista do returno para garantir o titulo do Campeonato Carioca sem a necessidade de uma final.

Palmeiras classificado
O Palmeiras conseguiu neste domingo, em Campinas, uma importante vitória por vários motivos. O triunfo por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, pela 17.ª e antepenúltima rodada do Campeonato Paulista, serviu para dar mais moral ao time, que conquistou a terceira vitória seguida (segunda no Paulistão), acabou com a invencibilidade da equipe campineira em 2013 (17 jogos) e de quebra garantiu a classificação antecipada às quartas de final. Com os três pontos, o Palmeiras chegou aos 31, em sexto lugar, e não pode mais ser ultrapassado por Linense ou Bragantino, nono e décimo colocados, que têm 24 cada. O time alviverde ainda briga, nas duas últimas rodadas – contra Guarani, em casa, e Ituano, como visitante -, por um lugar entre os quatro primeiros, que dá vantagem de mando de campo nas quartas – o quarto colocado hoje é o Santos, com 33 pontos.