A Orquestra À Base de Corda (OABC) convida Lívia Nestrovski para um espetáculo que se destaca na agenda cultural do fim de semana. No Teatro do Paiol, às 20h de sábado (23) e às 19 de domingo (24), a cantora – que vive no Rio de Janeiro – e o grupo curitibano homenageiam Dorival Caymmi, cantor, compositor, violonista, pintor e ator baiano, que em 2014 completaria 100 anos. O público ainda pode assistir ao ensaio geral, às 19h de sexta-feira (22), com entrada franca.

Na abertura do show, a OABC executa Caymmiana, composição de Radamés Gnattali. Na sequência, o repertório reúne obras de Caymmi, sendo algumas somente instrumentais, como Maracangalha e Samba da Minha Terra, ao lado de canções interpretadas por Lívia, entre elas Eu não tenho onde morar, O Mar, Tia Nastácia, João Valentão, Sábado em Copacabana, O bem do mar, Das Rosas, Só Louco e Vatapá.

O encontro musical permite apreciar a performance da cantora Lívia Nestrovski, consagrada nacionalmente. Nascida nos Estados Unidos, mas vivendo há anos no Brasil, Lívia é formada em Canto Popular pela Unicamp, com mestrado em Musicologia pela Uni-Rio. Desde 2008 atua como solista de Arrigo Barnabé que, em entrevista recente, destacou-a como sendo “tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração”.

Este ano, Lívia lançou o disco De Nada Mais a Algo Além, ao lado de Arrigo e Luiz Tatit, com obras inéditas dos dois compositores. Ao lado do guitarrista Fred Ferreira, gravou o disco Duo (2012) e com esse trabalho percorreu diversos estados brasileiros, além de realizar turnês na Colômbia e na França. Cantou também no Uruguai e em Portugal. A artista integra o sexteto vocal carioca BeBossa, que realiza apresentações nessa formação e também ao lado de Roberto Menescal e Wanda Sá. Desde 2013, é professora de Canto e História da Música Popular na Faculdade Santa Marcelina (São Paulo).

A orquestra – Criada por Roberto Gnattali, em 1998, a Orquestra À Base de Corda dedica-se à pesquisa e à divulgação da música brasileira. A formação instrumental ímpar – com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – confere ao grupo sonoridade bastante particular. O repertório da orquestra procura abranger diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes.

Os arranjos musicais também são destaques do grupo, especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro. A orquestra já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andrea Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato e Ná Ozzetti.

Desde 2001, a Orquestra À Base de Corda conta com a direção musical do violonista e bandolinista João Egashira, instrumentista que coleciona apresentações ao lado de importantes cantores, em shows e gravações. Egashira é compositor de música instrumental com ênfase no choro, trabalho iniciado e desenvolvido no Clube do Choro de Curitiba, além de ser integrante do Conservatório de MPB de Curitiba.

Serviço:

Orquestra À Base de Corda (OABC) convida Lívia Nestrovski.
Datas e horários: dia 22 (sexta-feira), às 19h, ensaio geral com entrada franca. Dia 23 (sábado), às 20h, e dia 24 (domingo), às 19h – nessas sessões, os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). 
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).
Informações de bilheteria: (41) 3213-1340