Aplicativos e plataformas para se conectar com a natureza

Apps e bancos de dados on-line ajudam pessoas a se aproximarem com intercâmbio de informações sobre espécies e até mesmo a descobrirem como cuidar de uma planta

Redação Bem Paraná

Divulgação - Aplicativo do Pl@ntNet Identificação Planta

Ideias inovadoras aliadas com o avanço de novas tecnologias têm garantido que pessoas se conectem cada vez mais com a natureza. A partir da tela do smartphone ou do computador, todos nós podemos contribuir com levantamentos científicos e ter acesso, por exemplo, a informações para reconhecer espécies de animais e plantas, o que proporciona experiências ricas e diferenciadas com o meio ambiente.

Para o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Guilherme Karam, a tecnologia pode ser uma aliada na busca pela conservação da natureza. “Dispositivos móveis, como celulares e tablets, podem auxiliar pessoas a se aproximarem da natureza. Podem, por exemplo, ajudar na localização de áreas naturais, na definição de rotas, no registro fotográfico e, até mesmo, em pesquisas. Contamos ainda com aplicativos que facilitam o acesso a novas informações, como a identificação de espécies, suas características e seu status na natureza”, afirma, ressaltando que a natureza oferece inúmeras oportunidades para novos negócios.

Nos aplicativos é possível encontrar até mesmo dicas para quem está pensando em começar a cuidar do planeta, como por exemplo, aprender a plantar uma árvore , descobrir novas espécies e ver o que está acontecendo no mundo em termos ambientais.


Alguns aplicativos e plataformas on-line para se aproximar da natureza

iNaturalist
Criada para contribuir com o banco de dados ambiental, esta plataforma permite que o usuário compartilhe a foto de um animal ou uma planta para que outros usuários ajudem na identificação das espécies. O aplicativo tem versões exclusivas para alguns estados brasileiros para estimular a observação e o mapeamento da biodiversidade em cada região. Para usar, é preciso fazer o download gratuito do aplicativo iNaturalist, preencher o cadastro e procurar pelo projeto em cada região. Disponível em português.

Pl@ntNet Identificação Planta
Com um sistema de reconhecimento visual, o Pl@ntNet ou Leafsnap é uma ferramenta usada para a identificação de plantas. Basta o usuário fotografar a folha ou a flor da planta desconhecida e o aplicativo identifica a espécie. A plataforma é gratuita e foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Columbia. Disponível em português.

WikiParques
Plataforma on-line interativa e colaborativa para compartilhar conhecimentos, explorar e debater sobre parques nacionais e outras áreas protegidas brasileiras. Todos os parques nacionais do Brasil estão cadastrados no sistema e o usuário pode consultá-lo para programar passeios às áreas naturais. Disponível em português.

All Trails
Com GPS integrado, o aplicativo possui mapas de 50 mil trilhas, incluindo avaliações, fotos e informações de acessibilidade. Ele possui recomendações sobre quais trilhas são pet friendly e quais são ideais para passeios com crianças. O download do app é gratuito, mas algumas operações dentro dele são pagas, com custos variáveis. Disponível em inglês.

Sistema Urubu (aplicativo e site)
O Sistema Urubu tem a proposta de reunir, sistematizar e disponibilizar informações sobre a mortalidade de fauna selvagem em rodovias e ferrovias com o objetivo de auxiliar governos e concessionárias na tomada de decisão para a redução desses impactos. Com acesso gratuito, o sistema é alimentado com dados vindos de vários públicos e analisados por especialistas em identificação de espécies. Disponível em português.

Offline Survival Manual
Gratuito, o Manual de Sobrevivência Offline é indicado para os mais aventureiros. O aplicativo ensina a viver na natureza, com informações sobre primeiros socorros básicos, construção de abrigo, busca por alimentos, entre outras. Disponível em inglês.

Project Noah (Networked Organisms)
Ideal apra quem quer conhecer mais sobre a fauna e a floral. O funcionamento é bastante simples. Basta dar a localicazação de onde se está para que o aplicativo mostre informações sobre as espécies nativas do lugar. Também é possível participar de gincanas e ajudar em projetos científicos tirando fotos de animais ou plantas. É gratuito.

Gardening Toolkit T
Esse é ideal para quem quer começar a cultivar um jardim, nem que seja apenas de um vaso. Ele serve para quem quer aprender a cuidar de plantas e hortas. Mostra milhares de dicas e permite agendar os cuidados com as plantas (dia e horário de regá-las, por exemplo). Um alarme toca na hora da tarefa. Custa US$ 1,99.

Leafsnap
Ideal para os curiosos em assunto de botânica. Serve para descobrir qual é a espécie de uma planta. Basta fotografar uma folha da planta em questão e o aplicativo diz qual é a espécie. Para que o app funcione direito, a foto precisa ter fundo branco. A dica é colocar um papel atrás da folha, Gratuito.

Xweather
Ideal para quem gosta de saber sobre os fenômenos naturais que ocorrem no mundo, como por exemplo, tempestades, furacões. É um mapa que mostra todos os eventos extremos (furacões, terremotos etc.) que estiverem acontecendo no planeta, com fotos e informações sobre cada um deles. Custa US$ 1,99.