Blogs são criados para receber acusações de plágio

Corrida para soltar uma piada em primeira mão ou uma montagem engraçada com exclusividade vem recebendo acusações

Agência Estado

A tendência dos blogs de entretenimento, em que se publicam material interessante descoberto na web, vem provocando polêmica. Especialmente entre as principais páginas de humor no Brasil. A corrida para soltar uma piada em primeira mão ou uma montagem engraçada com exclusividade vem recebendo acusações de plágio por parte de alguns blogueiros. Plagiar para eles tem outro nome: “kibar”.

O verbo, obviamente, é uma referência ao Kibe Loco. Há cerca de 4 meses um blog foi criado apenas para denunciar tal prática, o www.kibandoeandando.blogspot.com. Nele, o universitário Leandro Chamarelli, de 22 anos, investiga possíveis posts publicados no Kibe, Jacaré Banguela, Brogui e outros sites de humor, checando a veracidade deles.

“A internet é um espaço livre. Muitos blogs, como o Kibe Loco, se apropriam de piadas de blogs menores ou de fora e não creditam a sua autoria. É uma grande falta de ética”, afirma o autor. “Montei a página como protesto e meu recado já foi dado. Tenho por volta de 800 acessos diários”, completa.

Quem também bate no Kibe é Fred Fagundes, do Jacaré Banguela. “Ele recebe normalmente os mesmos e-mails que eu. As montagens de leitores quando vão para o meu site são creditadas. No Kibe, não. Ele pega a foto, assina com o link do blog e não diz nada, como se fosse o autor da maravilha”, afirma.

O publicitário Antônio Tabet, o Kibe Loco, afirma conhecer o blog de Chamarelli e explica que, por receber uma lista absurda de e-mails por dia, não tem como checar de onde veio cada piada. Ao comentar as acusações que recebe na blogosfera, Tabet se manifesta com uma dose de mau humor e ironia.

“Não sou como a Preta Gil”, ri. “Não me importo com essas críticas e acho até graça às vezes. Resolveram apertar essa ‘tecla da cópia’, que nunca provaram”. “Apesar de serem sites de pouca audiência, isso gera um barulho entre o público deles. E, de quebra, me rende mais visitantes. Faz com que eu me sinta a ‘Rede Globo’ dos blogs. É sinal que o Kibe Loco virou mesmo referência”, ironiza.