
Após um hiato de dois anos por conta da pandemia do novo coronavírus, a maior feira de games da América Latina está de volta. Em sua 13ª edição, a Brasil Game Show acontece na segunda semana de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, com a promessa de um evento ainda maior e melhor do que já era.
Para começar, a exposição terá dois dias a mais do que de costume. Se em anos anteriores foram cinco dias de evento, desta vez uma semana inteira (sete dias, entre 6 e 12/10) será dedicada ao universo dos games, com a presença de convidados como Shota Nakama, a Vídeo Game Orchestra e a premiere global da Sonic Symphony, sessões de meet and greet, as finais da BGS Esports e da BGS Cosplay, um novíssimo pavilhão dedicado à inovação e a Avenida Indie, onde empresas brasileiras apresentarão jogos de altíssimo nível para o público.
Com o tema “De Volta ao Jogo”, neste ano a feira apresentará mais de 400 estandes e pretende marcar novamente presença no ranking dos maiores eventos do mercado de games mundial. Em 2019, por exemplo, quando aconteceu a última edição, mais de 325 mil visitantes passaram pelo BGS, que naquele ano foi a terceira maior feira do mundo. Para este ano, mais de 3 mil influenciadores, 3 mil jornalistas e 2 mil cosplayers profissionais são esperados, o que dá uma dimensão do tamanho que o evento deve ter. A expectativa é de recorde de público, e não é à toa.
“Vamos fazer uma edição maior e melhor que as outras, com dois dias a mais de feira. O mercado cresceu, tem novos adeptos e criamos um evento para sete dias. Vão ser sete dias com finais de campeonato, show com a Videogame Orchestra tocando trilhas sonoras clássicas dos games, a Sonic Symphony, que está trazendo a premiere mundial para o Brasil [começa por aqui e depois segue em turnê global]…”, promete Marcelo Tavares, fundador e CEO da feira, revelando ainda que a meta da BGS é brigar para subir no raking dos maiores eventos de games. “Acredito que vamos bater o recorde de público registrado na última edição e nossa meta é brigar, buscar mais uma posição [no ranking das maiores feiras de games do mundo]”.
‘Para mostrar como o mercado de games cresceu de 2019 para 2022’
As boas expectativas reveladas por Tavares se fundamentam num dado concreto. No período de pandemia, enquanto diversos setores da economia sofreram retração e tiveram dificuldade para se manter, o mercado de games cresceu e conquistou um público ainda (e cada vez) maior. Dessa forma, o retorno triunfante da BGS viria também para marcar este novo momento do setor.
“Quem curte games tem de estar na BGS, não pode perder. É a maior e melhor edição de todos os tempos. Vai bater recorde em expositores, empresas nacionais, visitantes nacionais, cosplayers, jornalistas, influenciadores, dias de feira, total de público… É um evento que vem para marcar essa volta”, aponta Marcelo Tavares, ressaltando o simbolismo da feira para o mercado brasileiro como um todo. “A feira está aí agora para mostrar isso, como o mercado de games cresceu de 2019 para 2022. Quem é do Paraná, sul do Brasil, temos parceiros aéreos, rodoviários, hotelaria. Nesta BGS 22 o público de todo o Brasil vai estar de volta ao jogo, junto com a gente, participando dessa edição gigante”, destaca o CEO da BGS.
Do ‘churrasco gamer’ até uma das maiores feiras do planeta
A Brasil Game Show começou a acontecer no ano de 2009, com sua primeira edição realizada no município de Niterói (RJ). Com o sucesso, o evento logo foi para o Rio de Janeiro (capital) e desde 2012 a feira acontece no Expo Center Norte. “Já são 10 anos em São Paulo e não parou de crescer mais”, comemora Marcelo Tavares.
Quando surgiu, a BGS foi pioneira. Tavares conta que sempre jogou e virou colecionador de videogames. Na adolescência costumava ler revistas de jogos importadas e via matérias sobre eventos como a Game Show e a E3. “Tinha muita coisa legal lá fora e aquele conteúdo não existia aqui, ninguém fazia”, recorda ele.
Como seu senho era unir paixão e trabalho, em setembro de 2002 o hoje CEO da BGS resolveu inovar e lançou um evento inusitado, um encontro para colecionadores que unia videogame e churrasco, outra grande paixão de Tavares. “Foi o embrião da BGS. Eu queria fazer uma feira de games e o pessoal achava que era loucura, não tinha como fazer isso aqui. A BGS foi pioneira, veio quando não tinha outros eventos acontecendo e o mercado de games era desacreditado, tinha muita pirataria e contrabando”, recorda o fundador da feira.
Público paranaense
O Paraná é um dos estados cujo público marca presente em maior número na Brasil Game Show. A proximidade com São Paulo, é claro, facilita, tanto que já há caravanas sendo organizadas para atender os gamers de cidades como Curitiba, Maringá, Apucarana, Londrina e Guarapuava.
Para conferir as opções, basta acessar o site da Brasil Game Show (www.brasilgameshow.com.br) e selecionar no menu superior, onde aparece escrito “Eventos”, a opção “Caravanas Cadastradas”.
Como garantir a sua presença
Os ingressos para a BGS já estão à venda, no quarto lote de entradas. As opções (e os valores) são diversos, havendo também opções de passaportes para dias diferentes da feira (ou todos os dias), inclusive com a opção de “Camarote Passaporte”, com benefícios como open drikn de energéticos e snacks, lounge relax com massagem e espaço beleza unissex.
Para conferir todas as opções e garantir sua presença na maior feira de games da América Latina, clique AQUI.