Curitiba ganha Centros de Higienização para motoristas e entregadores da Uber

Redação Bem Paraná

Divulgação

A partir da próxima semana, a Uber começa a lançar Centros de Higienização voltados a motoristas e entregadores parceiros em Curitiba. O centro permitirá que em um único local os parceiros façam limpeza dos veículos e das mochilas de entrega usando um material que é aplicado também na limpeza de UTIs, retirem seus kits com itens de proteção e higiene (máscara, álcool em gel e desinfetante) e instalem divisórias de PET para proteção adicional nos carros.

Além de Curitiba, outras oito capitais terão  o serviço: Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

O modelo é o mesmo adotado no piloto dos Centros de Higienização instalado em São Paulo no início de junho: os parceiros escolhem os serviços que querem e o horário para realizá-los. A fim de evitar filas e aglomerações, todos os serviços requerem agendamento prévio, que poderão ser feitos pelo site t.uber.com/centrodehigienizacao. Todas as novas unidades entrarão em operação ao longo das próximas semanas, em datas ainda a serem confirmadas, dando continuidade ao compromisso social da Uber no período de pandemia.

“Desde o início da pandemia já estávamos oferecendo reembolso para itens de higiene e limpeza, que podiam ser comprados em qualquer lugar, como uma forma de fazer esses recursos chegarem de forma mais rápida para motoristas e entregadores parceiros de qualquer lugar do Brasil”, explica a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods. “Mas o piloto do Centro de Higienização realizado em São Paulo, onde já tivemos mais de 10 mil parceiros atendidos e um retorno muito positivo sobre o valor da iniciativa, mostrou que essas medidas adicionais trazem ainda mais tranquilidade para todos aqueles que usam o aplicativo da Uber à medida em que todos nos preparamos para o novo normal.”

A limpeza gratuita realizada nos carros e mochilas de entrega do parceiros utiliza uma solução que também é adotada em limpezas hospitalares e de UTIs: uma solução de quaternário de amônia e peróxido de hidrogênio (Peroxy 4D), certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio de uma névoa que adere a todas as superfícies internas do carro e do equipamento de entrega. Para veículos, o processo dura 10 minutos. Para equipamentos de entrega, menos de 3 minutos. A solução não é tóxica e não tem cheiro.

“O objetivo é aumentar os mecanismos de proteção ao Coronavírus tanto para o motorista quanto para o usuário, com a otimização de medidas de higiene e sanitárias, criando um ambiente limpo e seguro”, explica o dr. Jean Gorinchteyn, médico infectologista do Instituto Emílio Ribas e do Hospital Israelita Albert Einstein. “A utilização de um método de desinfecção como esse promove uma proteção prolongada, especialmente em bancos e teto, devendo ocorrer reaplicações nos assentos após cada viagem, prolongando o efeito protetor.”

Para contribuir com a manutenção da limpeza feita, os motoristas e entregadores parceiros também podem optar por retirar gratuitamente no próprio centro, todo mês, um kit com máscaras reutilizáveis produzida pela ONG Orientavida, álcool em gel e desinfetante à base de amônia para limpeza do veículo (recomendado pelo fornecedor também para prolongar o efeito da desinfecção). O kit é uma alternativa ao reembolso para compra de ítens de higiene que já vem sendo oferecido pela empresa desde o início da pandemia.

A ONG Orientavida, localizada no Vale do Paraíba, utiliza somente mulheres na confecção das máscaras reutilizáveis e está ajudando pessoas que perderam sua fonte de receita durante a pandemia a gerar renda com a produção das máscaras. Desde março, as 150 mulheres assistidas pela ONG já produziram 100 mil máscaras para diversas empresas, entre elas a Uber, que já adquiriu 60 mil peças, destinadas à distribuição para seus parceiros – motoristas e entregadores.   

O Centro de Higienização também vai oferecer a aquisição e instalação de divisórias de proteção de PET dentro dos veículos. Além de prevenir o contato físico – lembrando que a Uber está recomendando que usuários não sejam transportados no banco da frente – essa divisória é cristalina, não atrapalha a visão do parceiro no retrovisor. É uma camada adicional de proteção que será oferecida gratuitamente aos motoristas parceiros que estão na categoria Diamante do programa de fidelidade Uber Pro e com desconto para as demais categorias.