
Para quem gosta de um feed bem organizado, o Instagram finalmente decidiu agradar esse público e lançou uma das funcionalidade mais esperadas. Agora será possível reorganizar a ordem das fotos no feed, sem precisar deletar ou repostar conteúdos antigos.
Com a novidade, usuários poderão editar a sequência de postagens no perfil — escolhendo quais fotos, vídeos ou carrosséis devem aparecer primeiro na grade visual. A funcionalidade, segunda especialistas, não será liberada de uma vez, mas passará por teste antes – como de costume da plataforma.
A funcionalidade, chamada “editar ordem do feed”, já está sendo liberada gradualmente para contas comerciais e de criadores de conteúdo. A nova função permite:
- Corrigir quebras na estética do feed
- Destacar posts estratégicos com maior relevância
- Reorganizar campanhas por ordem lógica
- Fortalecer a primeira impressão visual do perfil
“Como especialista em estratégias de vendas e autoridade digital, vejo com bons olhos a atualização — principalmente para quem trabalha com identidade visual bem definida, como arquitetos, consultores de imagem, nutricionistas e marcas pessoais que investem em conteúdo visualmente harmônico”, destaca Camila Silveira, especialista em marketing digital e estratégias de redes sociais.
O que realmente gera alcance e conversão no Instagram?
Se por um lado a estética pode gerar confiança e transmitir profissionalismo, por outro, o algoritmo do Instagram não considera a organização do feed como fator de ranqueamento ou entrega. De acordo com Silveira, o gera alcance são:
- Postagens com alto engajamento (salvos, comentários, compartilhamentos)
- Relevância do tema para o público
- Consistência de publicação
- Tempo de permanência no conteúdo
“Ou seja, mesmo com o feed visualmente “perfeito”, um post vazio de estratégia continuará passando despercebido”, alerta.
Ela afirma que o que vai fazer diferença são as postagens no Instagram. “Quem compra não é o feed. É o post que emociona, resolve ou transforma.”