O Que é Fotografia Documental?

Redação Bem Paraná

A fotografia documental eterniza conflitos, narrativas e cenários através de uma abordagem mais artística e autoral do que, por exemplo, o fotojornalismo.

A fotografia documental é baseada em um olhar mais atento e comprometido do fotógrafo, além de ser bastante investigativa em relação a uma determinada história que se deseja contar através de uma imagem.

O termo fotografia documental implica, no início, um compromisso com a verdade tal como ela é, sendo fiel ao que está acontecendo naquele momento específico. O que é fotografia documental? Qual a foto pioneira? Quanto custa? Veja agora!

O que significa fotografia documental?

A fotografia documental é um gênero fotográfico ligado à ideia do real, uma imagem que atua como um registro de um evento, uma situação, um espaço, um sujeito ou um grupo específico. A estética documental parte da verdade para compor testemunhos sobre um tema social e histórico, para explicar as condições humanas ou territoriais e para constituir uma imagem realista crítica.

O início da expressão fotografia documental é atribuído ao historiador de arte americano Beaumont Newhall (1908-1993), mas o conceito de documentário como gênero surgiu antes na literatura cinematográfica, usada para identificar um tipo de narrativa baseada na verdade.

A fotografia documental tem muito mais que a assinatura do fotógrafo, ela se expressa sobre esta realidade por meio da fotografia. O fotógrafo pode ir além da mera gravação para se tornar uma tentativa de meditação, compreensão e narração do momento fotografado.

O que foi considerado a primeira fotografia documental da história?

Relatório de François Arago (1786-1853) sobre o daguerreótipo, lido na sessão da Câmara dos Deputados, 3 de julho de 1839, em Paris, França.

“Vista da janela do carnaval” foi o nome dado à primeira fotografia da história. A tradução do título refere-se à imagem feita da janela do criador francês Joseph Nicéphore Niepce em 1826, na cidade de Saint-Loup-de-Varennes, na França.

Quanto custa a fotografia documental familiar?

Há muitas categorias de fotografia disponíveis hoje em dia. Entre eles, a fotografia documental familiar vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço no mercado fotográfico nos últimos anos.

Este registro pode trazer a uma família lindas lembranças do que ela foi. Momentos únicos que na vida cotidiana passam despercebidos, mas permanecem cheios de significado e amor.

A magia é gerada uma vez que o fotógrafo não recomenda nada, sem direção ou vontade própria. E é então que os verdadeiros instantes de cada indivíduo começam a surgir, sem forçar, sem maquiar. Puro e verdadeiro.

Os valores variam muito, não é viável mencionar quanto custa, pois cada fotógrafo tem seu próprio custo e cronograma.

Quais são as propriedades da fotografia documental?

Temos a possibilidade de descrever a verdade de muitas maneiras: com uma pintura de estilo naturalista, com uma narração detalhada, por meio de símbolos ou imagens. Neste sentido, a imagem de uma fotografia nos permite contar algo, seja uma história, um tempo, um humor ou qualquer evento que mereça ser relatado.

Não se limita à elaboração de relatórios. O objetivo do foto-documentário é divulgar qualquer fato ou realidade. É objetivo, qualificado apenas pelas escolhas técnicas e composicionais do fotógrafo documental.

Na maioria dos casos, não requer explicações ou legendas. As imagens documentais permanecem significativas e falam por si mesmas. Geralmente fazem parte de uma seqüência de fotos para obter uma realidade mais estrita e panorâmica.

A melhor câmera profissional para documentação

A primeira coisa a considerar é o tipo de câmera que você pode descobrir hoje no mercado. Existem praticamente 3 alternativas: DLSR, compacto e superzoom.

Os melhores modelos de câmeras especializadas, além de terem todas as funcionalidades, possuem sensores melhores que permitem uma melhor captura da luz ambiente e fotos de maior qualidade, comparado às câmeras semiprofissionais.

Outro diferencial dos modelos especializados é a proporção de ajustes e cor que eles lhe dão para obter fotos perfeitas. Uma câmera profissional requer um investimento maior, entretanto, elas continuam sendo feitas e projetadas para satisfazer cada necessidade de um fotógrafo e produtor de foto documental.

Antes de sair à procura de câmeras, você deve decidir sobre um orçamento para sua compra. Para iniciar a pesquisa, avalie quanto você está disposto a gastar com uma câmera nova em folha. Não adianta querer levar para casa um equipamento de alta qualidade se seu orçamento estiver apertado, então mantenha seus pés no chão e seja realista para fazer a melhor compra enquanto se mantém dentro de seu orçamento.

Conclusão:

Se você quer se dedicar à fotografia documental, tente detectar qual nicho tem mais a ver com você, onde você se vê atuando – como há muitas possibilidades – e assista a cursos, eventos, coletivos para se aperfeiçoar.

Você quer se tornar um colecionador de momentos? Diga-nos quais são seus objetivos nos comentários!